Imprimir

Notícias / Política MT

Wilson crê que Taques supera rejeição para se reeleger e considera legítimo desejo de Leitão ao Senado

Da Redação - Ronaldo Pacheco

Considerado um dos principais estrategistas no ninho tucano, o secretário de Estado das Cidades (Secid), deputado Wilson Santos (PSDB), considera viável a perspectiva de reeleição do governador José Pedro Taques (PSDB), caso seja candidato. Ele também considerou legítimo o desejo do ex-presidente do PSDB, deputado federal Nilson Leitão, sair candidato ao Senado da República, numa eventual dobradinha com Taques.  
 
Três décadas de experiência balizaram Wilson Santos a assegurar que a rejeição de Taques é reversível e lembrou de outras eleições, como do então prefeito Murilo Domingos (PR), em Várzea Grande, que tinha mais de 80% de rejeição nas convenções de 2008; e a dele próprio, com quase 60%, em 2016.

Leia Mais:
 - Wilson afirma que ida para o TCE é conversa fiada e se sente jovem e útil ao parlamento
 
- Mato Grosso tem tradição de reeleger governadores que entram na disputa; até Silval venceu no primeiro turno

“Vejo vários casos de rejeição que foram revertidos. Murilo Domingos tinha mais de 80% de rejeição e ganhou eleição em Várzea Grande [em 2008]. Eu tinha quase 60% e fui para o segundo turno [em 2016]”, avaliou o deputado tucano.
 
A partir das inaugurações das obras previstas para o primeiro semestre, o titular da Secid avalia que Taques supera os índices negativos. “Ela [a rejeição] será diminuída na medida em que as obras forem sendo entregues. São casas, asfalto, obras da Copa, retomada do VLT, entre muitas outras coisas. Além do que, o Pedro Taques é líder em intenções de votos”, lembrou ele, numa referência a alguns cenários em pesquisa de opinião pública do Ibope, divulgada em dezembro.
 


Batalha pelo Senado
 
Embora tenha gerado certo desconforto, no ninho, a pretensão do deputado federal Nilson Leitão em brigar por uma vaga no Senado é vista por Wilson como legítima. E não vê atropelo interno, desde que assegure prioridade à reeleição de Taques.
 
“Certamente é um desejo legítimo, mas tem que passar pelo conjunto de forças do partido. O projeto de todos tem que estar abaixo da reeleição do Pedro Taques”, projetou Santos.
 
Por conta disso, do alto de quem disputou quatro eleições para a Prefeitura de Cuiabá e sete para o Legislativo, Wilson classifica como natural a crise ocorrida no PSDB, no final do ano. Ele entende que é no período de crise que o partido avança.
 
 “As crises é que nos fazem avançar, fazem com que todos sentem e encontrem um denominador comum. Não é a primeira e nem será a última, mas será solucionada”, ponderou ele. Wilson reforça sua tese de que o maior projeto tucano é a reeleição de Taques. “O projeto principal do PSDB é a reeleição do governador. Isso é a prioridade do nosso coletivo. Temos compromisso de mudança com o Estado”, complementou o deputado estadual do PSDB, que em abril deixa o comando da Secid.
Imprimir