Imprimir

Notícias / Cidades

Ao custo de R$ 900 mil, Prefeitura inicia reforma de cinco praças no Centro Histórico

Da Redação - Fabiana Mendes

Cinco praças no Centro Histórico de Cuiabá passarão por reformas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras de requalificação arquitetônica estão orçadas em R$ 900 mil. Os trabalhos já começaram no dia 3 de janeiro e o prazo de conclusão é de 120 dias, com entrega total prevista para o mês de maio. 

Leia Mais: 
Para agilizar reforma, vendedores ambulantes e moradores de rua são retirados da Praça Ipiranga

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, o cronograma de reforma segue da seguinte forma: Praça Senhor dos Passos, na Voluntário da Pátria; seguindo para a Praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; Praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco; ficando a Praça da Mandioca, e a Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, para o final da temporada de chuvas.
 
As praças receberão pisos novos, pintura, iluminação e aplicação visual com a anuência do Iphan, que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital.
 
Os patrimônios a serem restaurados serão fechados com placas de madeirite para realização dos serviços. Com relação à estátua da Praça Senhor dos Passos, do escultor Jonas Corrêa, que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro" e a escultura da Praça Dr. Alberto Novis, do artista Paulo Pires, da coletânea “Sociedade de Pedra” serão removidas e colocadas em exposição no Museu Casa Dom Aquino, até que as obras das praças sejam finalizadas.
 
As empresas responsáveis pela execução das obras são a Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013.
Imprimir