Imprimir

Notícias / Política MT

Hospitais filantrópicos de Cuiabá param de receber novos pacientes na UTI

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

Os três hospitais filantrópicos do município de Cuiabá (Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário) paralisaram nesta segunda-feira (15) os atendimentos a novos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A informação foi confirmada pela Federação dos Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehosmt).

Leia também
Hospitais filantrópicos cobram R$ 33 milhões de emendas e anunciam paralisação


De acordo com a assessoria de imprensa, os repasses atrasados por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não chegaram as unidades, sendo assim necessário a decisão radical de não receberem mais pacientes por falta de condições.

As instituições anunciaram que iriam suspender os atendimentos a novos pacientes na sexta-feira passada (12), caso o governo e a prefeitura não regularizassem os pagamentos, que segundo a Fehosmt, estão atrasados desde março do ano passado.

A entidade ainda informou que houve o descumprimento no acordo feito com a bancada federal e o governo para a destinação dos R$ 33 milhões das emendas parlamentares aos hospitais filantrópicos.

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou em entrevista que o dinheiro dos filantrópicos já foi repassado ao município e que cabe a prefeitura fazer o repasse aos hospitais.

Já a secretária de saúde de Cuiabá, Elizeth Araújo explicou que existe uma burocracia para o recurso chegar aos hospitais e que os pagamentos são feitos em até 60 dias após a execução.

A secretária também afirmou que o repasse federal deve ser liberado nesta segunda-feira e repassado as unidades de saúde até o próximo sábado (20).
Imprimir