Imprimir

Notícias / Cidades

Sistema em canteiros de obras proporciona reaproveitamento da água da chuva

Da Redação - Fabiana Mendes

Sistema em canteiros de obras permitem reaproveitamento da água da chuva, podendo ser usada em descarga de vasos sanitários utilizados pelos trabalhadores, mictórios e na limpeza de áreas de vivencia é uma realidade em quatro empreendimentos em construção em Cuiabá e Várzea Grande. O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), reforça a preocupação com o uso desse recurso natural tão importante, sobretudo diante de recentes problemas de escassez registrados em diversas partes do Brasil e do mundo.
 
Leia mais: 
PCH impede entrada e registra BO contra membros do MP que tentaram fazer perícia “sem documentação"

O reaproveitamento de água de chuva nos canteiros de obras poupa a utilização de água potável onde ela não é necessária. O método, conforme a assessoria, é aplicado da seguinte forma: são instaladas calhas para captação de água da chuva em locais estratégicos do canteiro, onde á água captada é armazenada em caixas d'água para ser utilizada de forma não potável.
 
"Sustentabilidade e preservação do meio ambiente também pautam as ações da construtora, porque é importante gerir atividades e produzir da forma mais limpa e sustentável possível, não poluindo os recursos naturais. O ambientalmente correto precisa estar junto da matriz de negócios neste nosso mercado contemporâneo", destaca o gestor executivo comercial da MRV em Mato Grosso, Tacílio Cantarutti.
 
O sistema é usado há pelo menos três anos nos empreendimentos em Mato Grosso. Quatro condomínios em construção utilizam o método em seus canteiros, são eles: Parque Chapada dos Campos, Chapada das Dunas, Chapada da Costa e Chapada dos Sabiás.
 
Para realizar a limpeza da betoneira ou caminhão betoneira (caminhão que prepara o concreto aplicado na construção) utiliza-se um sistema de decantação da água. "O veículo que leva concreto ou argamassa para as obras, é lavado em um espaço específico, e a água utilizada no processo escorre para as caixas de decantação. Geralmente, três caixas incorporam o sistema, onde a última caixa faz o armazenamento dessa água que já foi decantada, ou seja, a água que ao final desse processo já está mais clara pode ser reutilizada para lavar ferramentas e molhar o canteiro, ajudando a minimizar a poeira.  Podemos utilizar caixas de água neste sistema ou manilhas", explica Janaína Aparecida Lopes de Lima, técnica em gestão ambiental.
 
Também há o sistema de reaproveitamento de água para o mictório dos banheiros utilizados pelos operários. Este sistema se vale do reuso da água das torneiras. A água que iria direto para o descarte é direcionada para os mictórios. Um sistema prático, simples, e que gera economia ao meio ambiente.
 
Conclusa a fase de obras e chegando a entrega de chaves, moradores contam com a redução do consumo de recursos naturais – algo que segue sendo prioridade para a MRV. É o caso das descargas com caixa acoplada e sistema dual flush, que chegam a economizar 17 litros por acionamento e caixas para reaproveitamento de água da chuva instaladas nas áreas comuns de condomínios, que podem ser utilizadas para uso nas descargas do salão de festas e portaria ou irrigação de jardins.
 
Compromisso mundial - Em 2016, a MRV Engenharia também aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, acordo desenvolvido pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Imprimir