Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Representantes de MT e MS se reúnem para discutir defesa do Pantanal

Da Redação - Vinicius Mendes

Senadores e deputados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devem se reunir nesta segunda-feira (23), em audiência pública, às 9hs, no Auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para debater a nova lei do Pantanal, conforme o projeto de lei do Senado Federal 750/ 2011, que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal.
 
Leia mais:
Pantanal 'pode não suportar PCH´s', alerta MPE; órgão pede suspensão das licenças prévias
 
A solicitação foi feita pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), na sessão do último dia 03, em atendimento aos senadores Welington Fagundes (PR/MT) e Pedro Chaves (PRB/MS), titulares da Comissão de Meio Ambiente do Senado.
 
“Pela importância do tema para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, aprovamos requerimento de minha autoria para a realização de audiência pública, para debater o tema com entidades locais que certamente têm muito a contribuir com o aperfeiçoamento do texto”, diz trecho do ofício encaminhado pelo senador Chaves.
 
Destaca, ainda, que o aperfeiçoamento da legislação brasileira sobre normas de preservação e sustentabilidade é de suma importância para o desenvolvimento econômico sustentável, desta forma, tal benesse é de interesse direto da sociedade.

“Precisamos de uma legislação que valorize os aspectos culturais, tradicionais e produtivos das comunidades pantaneiras, objetivando um uso sustentável e a proteção desse bioma de grande importância para o Brasil e para o mundo”.

Também foram convidados: representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Pantanal dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Embrapa – Pantanal) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar dos dois estados.
 
Bioma

Entende-se por Bioma Pantanal um conjunto de vida vegetal e animal, especificado pelo agrupamento de tipos de vegetação e identificável em escala regional, com influência de clima, temperatura, precipitação de chuvas, pela umidade relativa, e solo que se localiza na bacia do Rio Paraguai.
Imprimir