Imprimir

Notícias / Educação

Sebrae disponibiliza ensino de empreendedorismo para 30 mil alunos de Cuiabá

Da Redação - Fabiana Mendes

Estimular a criatividade, o pensamento crítico e as competências empreendedoras desde cedo em crianças e jovens é o objetivo do Programa Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e disponibilizado para as redes de ensino do Estado. Em Mato Grosso, 52 municípios já contam com a experiência e agora chegou à vez da capital aderir à ideia. As informações são da assessoria de imprensa.

Leia mais: 
CRO abre as portas para ajudar professor que pede livros paradidáticos para escola

O Sebrae vai capacitar os docentes, em turmas de 15 a 30 professores. Em Cuiabá, a expectativa é que 3.200 professores de 81 escolas urbanas e oito escolas rurais, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, sejam capacitados. Os custos com a formação dos professores e de todo material didático é assumido pelo Sebrae.

"Essa parceria é de suma importância, afinal Cuiabá é a capital do Estado e precisa estar à frente dos movimentos que valorizam a transformação de realidades, por meio da educação, seja porque tem o maior número de alunos na rede pública municipal, seja para servir de exemplos a outros municípios", enfatiza Roberto Dahmer, gerente de Empreendedorismo.

Dahmer destaca ainda, que é de responsabilidade do Sebrae estimular nos jovens o raciocínio para que ele resolva os problemas do dia a dia, principalmente sobre os caminhos profissionais que irá seguir. "Só assim teremos um melhor presente e sonhos futuros, considerando o papel dos jovens na sociedade, como protagonistas de suas vidas", diz o gerente.

O projeto começou em Mato Grosso em 2014 e já atingiu mais de 40 mil jovens, da rede pública e particular. A educação empreendedora é o vetor principal de desenvolvimento de um país, de uma região, do município e por isso o Sebrae MT vem priorizando esforços para levar a ideia ao maior número de escolas possíveis. A meta é capacitar 52 mil jovens e quatro mil professores, em todo o Estado, em 2018.

A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) integra o portfólio de produtos do Programa Nacional de Educação Empreendedora e pretende estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando comportamentos empreendedores, o protagonismo juvenil e a inciativa futura.

Com linguagem adaptada para cada faixa etária, os participantes entendem que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida. As aulas são de caráter complementar às disciplinas oficiais da rede.

Ao aderir ao programa, a escola abre possibilidades de capacitar seus professores, que são os grandes responsáveis pelo sucesso do trabalho e essa capacitação pode contar como experiência curricular e pontuação na carreira, com apresentação dos certificados recebidos.

O Secretário Municipal de Educação, Alex Vieira Passos, vê a parceria com bons olhos, pois celebra a construção de uma cultura empreendedora na educação. "O brasileiro é um povo que tem características empreendedoras por natureza, mas ele não é estimulado a desenvolvê-las. O ensino do empreendedorismo desde cedo prepara o indivíduo a reconhecer e analisar as oportunidades, projetar resoluções para as adversidades e o capacita para ser um bom gestor. A educação empreendedora contribui para o desenvolvimento de líderes e de profissionais focados em resolver problemas, de maneira objetiva, sem medo de correr atrás do sucesso".

Instituições de ensino, públicas ou privadas, interessadas em conhecer mais sobre o Programa de Educação Empreendedora podem entrar em contato com o Sebrae/MT pelo 0800-570-0800.
Imprimir