Imprimir

Notícias / Cidades

Polícia Ambiental tenta junto a Sema fazer resgate de onça que ‘ronda’ praça em MT

Da Redação - Fabiana Mendes

Uma onça pintada tem aparecido com frequência em uma ilha nas proximidades Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade de Cáceres (a 204 quilômetros de Cuiabá). O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) tenta junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) fazer a transferência do animal para o Pantanal, caso ele esteja ou ofereça risco à sociedade.

Leia mais: 
Vídeo flagra onça pintada em frente de praça em cidade de MT

No último dia 12, um vídeo de 46 segundos flagrou o momento que o animal aparece em uma ilha em frente da praça. Moradores e curiosos que passavam pela região resolveram parar e apreciar a rara aparição do felino.

Embora o local seja o habitat natural da onça, desde que ela apareceu nas proximidades da praça, uma equipe do Batalhão Ambiental está monitorando o animal.

O comandante do batalhão em Cáceres, Roosevelt Marcos Júnior disse ao Olhar Direto que “Não é a primeira vez que [a onça] aparece no local. Já apareceu outras vezes, só que desta vez ela não foi embora, ela permaneceu. A gente não sabe se é por causa de filhote, ou por causa de alimentação”.
 
De acordo com ele, ofícios foram enviados a Sema e ao Instituto Chico Mendes solicitando, em caráter de urgência, uma avaliação sobre a atual situação do animal. “A gente precisa de um respaldo jurídico. A gente oficiou para a Sema e para o Instituto Chico Mendes, em carácter de urgência de um parecer técnico de algum especialista para demonstrar se a onça oferece risco para a sociedade, e se há necessidade de resgate”, afirmou. 
 
“Realmente os especialistas e estudiosos precisam levantar essas hipóteses. Se os órgãos demonstrarem que há necessidade de resgate porque ela está em risco, é por questões de segurança das pessoas e do próprio animal”, completou.
 
Veja vídeo de uma aparição da onça: 
 
 
Imprimir