Imprimir

Notícias / Política MT

Valtenir minimiza contradições em chapa de Mauro Mendes e vê “balela” em discurso de Taques

Da Redação - Lucas Bólico

Ainda que indiretamente, Valtenir Pereira (MDB) foi decisivo no atual desenho da candidatura majoritária do Democratas deste ano. Foi o reingresso do deputado federal no PSB em junho de 2017 e sua posse na presidência estadual da agremiação que afugentou todo o grupo de Mauro Mendes rumo ao DEM. Mauro e seus apoiadores recusaram-se a dividir o mesmo partido que Valtenir. Agora, dividem o mesmo palanque. E garantem que não há problema algum nisso.

Leia também:
De volta ao mesmo palanque, Mendes minimiza briga com Valtenir: “Não tolero é que ataquem nossa família”
Valtenir declara que irá se dedicar “de corpo e alma” à campanha de Mauro Mendes

 
“Olha, está tudo tranquilo. O MDB definiu pela aliança, vamos construir, vamos trabalhar juntos, vamos pedir voto para o governador Mauro Mendes, andar às ruas de Cuiabá, de Várzea Grande, de Mato Grosso e garantir ai essa grande vitória. Quem vai ganhar não seremos nós, mas sim o povo de Mato Grosso com a vitória de Mauro Mendes governador”, afirmou Valtenir, em entrevista concedida no último sábado (4), em convenção que lançou candidatura de Mauro Mendes.
 
O que separa a ruptura de 2017 com os abraços de hoje são uma nova mudança de partido de Valtenir, que voltou a militar pelo MDB neste ano, e uma amarração política feita por Carlos Bezerra (MDB) com Mauro Mendes, conduzida por Otaviano Pivetta (PDT), que selou a aliança visando as eleições de outubro. MDB e DEM (antigo PFL) também possuem divergências históricas. Valtenir garante também que não há problema nenhum nisso.  

Leia também:
Valtenir fecha acordo com MDB nacional e volta para o partido em troca de cargos e emendas
Valtenir Pereira volta para o PSB como presidente estadual e grupo de Mendes e Botelho deve debandar

 
“Aqui os partidos representam o tecido social, o segmentos da sociedade. O MDB representa um determinado segmento, mais de centro, centro-esquerda, centro-direita, com proposta mais nesse viés. Você tem o Democratas que tem um perfil mais à direita. Então o que acontece? É congregar essas forças para poder fazer uma gestão que melhore a vida das pessoas. Esse é o grande objetivo e o PMDB tem muito a contribuir, o Democratas aqui em Mato Grosso tem história também de sucesso, então é uma somatória de esforços não só desses dois partidos”, avaliou Valtenir, citando ainda a composição com o PDT, representante mais à esquerda da coligação.
 
“Balela de Taques”
 
Ainda que sem citar nomes, o governador tem alfinetado a candidatura de Mendes afirmando com frequência que “a quadrilha que assaltou o Estado” está tentando voltar ao poder. A declaração faz refêrencia ao MDB, partido pelo qual o ex-governador Silval Barbosa se elegeu em 2010. O ex-chefe do Executivo confessou crimes de corrupção e deixou a cadeia após selar acordo de delação premiada com a Justiça. Para Valtenir, o discurso de Taques não condiz com a atual conjuntura da legenda.  “Isso é balela, conversa fiada. O MDB é um outro MDB, é um MDB renovado, com novas ideias, com novos trabalhos, e com muita contribuição para o Estado de Mato Grosso.
 
O que sobrou da briga
 
Curiosamente, o PSB, partido disputado no passado por Valtenir e pelo grupo de Mauro acabou “abandonado” pelas duas forças políticas e hoje, sob o comando de Max Russi, dá sustentação ao projeto de reeleição de Pedro Taques.
 
 O motivo de toda a celeuma do passado foi uma interferência do Diretório Nacional na Executiva Estadual, até então presidida por Fábio Garcia. Sob o pretexto de que Garcia votou a favor da reforma trabalhista, contrariando a diretriz nacional do partido, o presidente Carlos Siqueira dissolveu o comando da agremiação em Mato Grosso e colocou Valtenir no comando. Junto com Mauro Mendes e Fábio Garcia, mudaram também do PSB para o DEM os deputados estaduais Eduardo Botelho, Mauro Savi e Adriano Silva. Debandaram também, mas para outras legendas, Oscar Bezerra (PV) e Adilton Sachetti (PRB).

Mauro e Valtenir já haviam dividido o partido por cerca de três anos. Mendes migrou do PR para o PSB e disputou o Governo do Estado em 2010, ocasião em que Valtenir ganhou a eleição para deputado federal. Dois anos depois, Mauro ganhou a Prefeitura de Cuiabá pela agremiação e no ano seguinte, Valtenir deixou o partido.
Imprimir