Imprimir

Notícias / Cidades

Defesa Civil descarta chuva nos próximos dias e alerta para tempo seco mesmo com frio

Da Redação - Wesley Santiago

O coronel Paulo Wolkmer, coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, descartou a chance de chuva na capital mato-grossense nos próximos dias. Segundo os dados recebidos pelo órgão, o tempo continuará seco, mesmo com a chegada da frente fria que derrubou a temperatura na ‘Cidade Verde’. Na manhã desta sexta-feira (10), a umidade relativa do ar chegou a 28%.

Leia mais:
Tarde de quarta-feira foi a mais quente do ano em Cuiabá, aponta Inmet
 
“Não valido esta informação que está sendo circulada de probabilidade de chuva. Até queria estar errado, porque estamos precisando. Mas pelos dados que nós temos e recebemos aqui, a chance é praticamente nula de que chova. O frio sim, chegou e deve ficar até domingo, mas mesmo assim a umidade continua baixa”, explicou o coronel em entrevista ao Olhar Direto.
 
O coronel ainda disse que a umidade nesta manhã chegou aos 28%: “Sendo assim, na parte da tarde, há a possibilidade que atinja os 20%. É bem crítico. A frente fria trouxe uma melhora apenas no bem estar, do clima mais ameno. Mas a umidade continua muito baixa. Para que se tenha uma ideia, ontem – no mesmo horário – estava com 56%”.
 
“Aqui em Cuiabá temos uma massa de ar quente seca que vem da região norte do país para cá. Ela se encontra aqui e impede o avanço. Geralmente, essas frente frias que vem do sul do país, causando chuvas e quedas bruscas de temperatura, chegam aqui sem a umidade. As precipitações acabam ficando já na parte sul de Mato Grosso do Sul”, acrescentou o coordenador da Defesa Civil.
 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão é que no próximo sábado a mínima seja de 17ºC em Cuiabá, com a máxima durante a tarde podendo atingir os 34ºC. No domingo, os termômetros devem variar entre 19ºC e 38ºC.
 
A primeira frente fria do inverno bateu recorde em Cuiabá e derrubou a temperatura para 11ºC, tornando a madrugada do dia 11 de julho a mais fria do ano até agora, em Cuiabá.
 
Quem viu Cuiabá com um clima ameno na manhã de quinta-feira (09) quase não imagina que a tarde da última quarta-feira (08) foi a mais quente do ano na capital mato-grossense. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4°C de temperatura máxima.
Imprimir