Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Sem atingir meta de vacinação contra Sarampo e Pólio, 50 cidades terão segundo dia 'D'

Da Redação - Fabiana Mendes

A campanha nacional de vacinação que iria se encerrar nesta sexta-feira (31), terá mais um segundo “Dia D’, no próximo sábado, dia 1º de setembro, nos municípios que não atingiram a meta mínima de cobertura vacinal de 72,29% para Poliomielite e de 72,03% para Sarampo.
Leia mais: 
Unimed Cuiabá promove seminário sobre relação entre Justiça, Medicina e Saúde Suplementar

A recomendação foi anunciada nesta quarta-feira, (29), pelo Ministério da Saúde, conforme ofícios encaminhados aos presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Em Mato Grosso, 21% dos 141 municípios estão com cobertura acima de 95%, ou seja, apenas 29 municípios; 47% atingiram 95%, o que representa 67 municípios; 32% estão com menos de 70% de cobertura vacinal, que são 45 municípios, e 12 municípios estão com cobertura abaixo de 50%, conforme a assessoria de imprensa da pasta.

A média de cobertura vacinal em Mato Grosso é de 72,29% para Poliomielite e de 72,03% para Sarampo. Esses são dados registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, divulgados pelo gerente de Imunização da SES/MT, Thiago Rondon.

Importância da vacina

A vacina é o principal bloqueio de doenças e é gratuito pelo SUS. A prevenção por meio de vacinação previne a morte. A atualização do cartão de vacina é fundamental inclusive para se ter o acesso e manter o benefício de programas sociais como o Bolsa Família.

Recentemente em Mato Grosso, o Governo do Estado sancionou a Lei 10.376/agosto/2018, instituindo a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina no momento de realizar a matricula escolar em escolas do Estado.

A necessidade de mais um dia D

O Ministério da Saúde decidiu divulgar a recomendação de realização de mais um segundo dia D de vacinação nacional, após avaliar os resultados por Unidade Federada (UF), verifica-se que apenas o Estado do Amapá atingiu a meta de 95% de cobertura para as vacinas contra a poliomielite e o sarampo.

Os dados referentes às capitais apontam que somente os municípios de Porto Velho (RO) e Macapá (AP) alcançaram a cobertura de 95% e que 4.582 municípios ainda não haviam atingido a meta de cobertura para as vacinas poliomielite e tríplice viral, sendo que 218 municípios apresentam cobertura vacinal abaixo de 50% para as duas vacinas.

 
Imprimir