Imprimir

Notícias / Cidades

Uma hora antes de viagem, governo cancela passagens de 126 atletas que disputariam campeonato

Da Redação - Vitória Lopes

O Governo do Estado cancelou passagens de última hora e 126 atletas mato-grossenses não puderam disputar o Campeonato Brasileiro Estudantil em Manaus (AM), que começa nesta quarta-feira (19) e vai até domingo (23). Em Sorriso (398 km de Cuiabá), uma equipe feminina de handebol, outra de futebol, com atletas de 15 a 17 anos, e duas equipes de basquete, de 12 a 17 anos, foram surpreendidas a caminho do aeroporto, às 21h.

Leia mais:
Atleta mato-grossense é destaque em competições nacionais de Kung Fu


A mãe de uma das atletas explica que a filha treina handebol todos os dias. A equipe da jovem chegou a ser campeã nos municípios de Campo Verde e Sapezal. Ao conseguirem a vaga para disputar o Brasileiro Escolar em Manaus, as atletas receberam a notícia que teriam apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL). Elas estavam de malas prontas e iriam embarcar na terça-feira (18).

“Prometeram que iam levá-las, as meninas arrumaram as malas, todas muito animadas. E agora à noite, às 21h, com todo mundo entrando no ônibus rumo à Cuiabá para pegarem o voo, receberam a noticia de que não iriam mais. Alegaram que não tem dinheiro para levar as crianças, sendo que são atletas campeãs que podiam elevar o nome de Sorriso-MT  de Mato Grosso no esporte”, contou ao jornalista Joel Teixeira.

Ao serem avisados de última hora, pais, atletas e treinadores ficaram desapontados. “Só avisaram agora às 21h, quando o ônibus já estava pronto para sair. Depois que todas estavam na expectativa. Eu tenho até foto do hotel que mandaram, dizendo que seria o local em que as crianças ficariam hospedadas e, de última hora aprontam isso. Não é coisa que se faz”, desabafou.

Segundo informou o técnico Jordani, que acompanharia as equipes no campeonato, a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) informou que as passagens tiveram aumento e o Governo do Estado não teria mais verba para pagar a diferença nos preços dos bilhetes. Cerca de 130 atletas, de diversas modalidades, ficaram fora da disputa.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) informou que o valor das passagens ultrapassou o orçamento que o Estado tinha. Ainda assim, a Pasta tentou negociar os valores, o que ocasionou o cancelamento em cima da hora.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra:

Sobre os Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:
 
1 – Apesar dos esforços do Governo, não foi possível custear a viagem dos atletas do Estado que foram classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que será realizada em Manaus (AM). O valor extrapolou a capacidade financeira previsto para o evento, já o que o custo estimado foi de R$ 711.200,00 apenas em passagens aéreas;
 
2 – Diante de despesas essenciais na área da Educação, se tornou necessário priorizar outras demandas;
 
3 – A Seduc lamenta o ocorrido, tendo em vista que não mediu esforços para a realização das etapas municipais e estadual e que tem por objetivo fomentar a prática esportiva e incentivar a melhoria da qualidade de vida da população, além de valorizar o potencial dos estudantes e atletas do Estado;
 
4 – Ressalta ainda que o Estado investiu R$ 1, 1 milhão para a realização dos Jogos Escolares da Juventude 2018, nos meses de agosto e setembro, nas etapas estaduais, o que demonstra o compromisso da gestão com a prática do esporte entre as crianças e jovens mato-grossenses;
 
5 – Para a realização das etapas estaduais sete municípios sediaram as competições, que reuniu cerca de 3 mil atletas, entre 12 e 17 anos, disputando 14 modalidades, e um público estimado entre 30 mil espectadores;
 
6 – Por fim, destaca que o Governo continua empenhado e trabalhando para que nas próximas edições das etapas nacionais os atletas mato-grossenses possam participar.
Imprimir