Imprimir

Notícias / Cidades

Chuva pode atrapalhar as provas do Enem nesse domingo em Cuiabá, adverte CPTEC

Da Redação - Thaís Fávaro

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), alerta aos estudantes que prestarão o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), de que haverá pancadas de chuva, neste domingo (4), dia em que é realizada a primeira etapa das provas.

Leia mais
Veja o que você precisa saber para a prova deste domingo

De acordo com o site do instituto, a probabilidade de que chova na Baixada Cuiabana é de 80%. Além de forte chuva, trovoadas e descargas elétricas podem cair também ao longo do território mato-grossense. A temperatura mínima foi registrada em 23º, enquanto a máxima pode atingir 29º. A previsão de chuva segue durante toda a semana.

A prova será realizada em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Em Mato Grosso, o exame será aplicado em 57 municípios, a 96.793 inscritos, número que representa 1,8% do total de inscritos em todo o país, que é de 5.513.712.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que a maioria dos participantes, 40.140, estão entre os 21 e 30 anos. Participantes com 18 aos representam 17% do total de inscritos. Do total 59,1% são mulheres.

O Enem 2018 tem o menor número de inscritos confirmados desde 2011, das 6.774.891 inscrições somente 5.513.662 foram confirmadas. De acordo com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, a queda de inscrições é justificada pela migração de estudantes que desejam as certificações do ensino médio, da prova do Enem para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), novamente responsável pela obtenção do certificado desde 2017.
Imprimir