Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitos se reúnem com Michel Temer para discutir permanência de médicos cubanos até dezembro

Da Redação - Érika Oliveira

Após protocolarem ofício na Embaixada de Cuba solicitando a permanência dos médicos cubanos no Brasil até o fim deste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reúne nesta segunda-feira (19) com o presidente Michel Temer (MDB) para discutir as mudanças que serão realizadas no programa Mais Médicos. Em Mato Grosso, 132 profissionais cubanos atuavam em 55 municípios.

Leia mais:
Mato Grosso perde mais de 130 médicos após Bolsonaro questionar capacidade de cubanos

De acordo com nota da CNM, entre os 1.575 municípios brasileiros que têm somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. O receio é que a ausência dos profissionais de Cuba leve à desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

O encontro dos prefeitos com Temer acontece nesta tarde, durante o Encontro dos Municípios Brasileiros - Avanços da Pauta Municipalista, na sede da CNM, em Brasília. Participam também ministros e parlamentares.

A CNM fez um apelo ao Ministério da Saúde e à Presidência da República para que novas medidas sejam apresentadas até sexta-feira (23). E além de pedir a Cuba a permanência dos médicos no Brasil até dezembro, solicitou ainda a abertura de negociação com a confederação e o governo brasileiro para que busquem alternativas para garantir o atendimento à população brasileira.

Neste domingo (18) o presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou a decisão de manter as exigências aos profissionais de Cuba. Entre as medidas, estão fazer o Revalida – prova que verifica conhecimentos específicos na área médica, que os médicos recebem integralmente o salário e que possam trazer suas famílias ao Brasil.

O Ministério da Saúde cubano , por sua vez, mantém posicionamento de que as exigências feitas por Bolsonaro são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores.
 
 
Imprimir