Imprimir

Notícias / Esportes

Escalação irregular de jogador de MT pode rebaixar time da Série A e subir Ponte Preta no Brasileirão

Da Redação - Wesley Santiago

Uma informação divulgada pelo repórter Pedro Orioli, da Rádio Central de Campinas, aponta que o jogador mato-grossense Ernandes, que é lateral direito, estaria envolvido em uma suposta irregularidade que pode mudar os rebaixados e os promovidos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. O atleta, que é natural de São Félix do Araguaia (1.159 quilômetros de Cuiabá), teria atuado com documentação irregular.

Leia mais:
Briga na final do Peladão teve início após torcedores mostrarem partes íntimas e provocarem adversários;vídeos
 
Consta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e no site oficial do Goiás que Ernandes Dias Luz nasceu em 11 de novembro de 1987, mas uma certidão no segundo cartório de São Félix do Araguaia-MT, onde ele nasceu, consta uma data diferente: 11 de novembro de 1985.
 
Com isto, o mato-grossense seria dois anos mais velho do que a documentação oficial mostra, o que é considerado ‘gato’ na gíria do futebol.
 
Além disto, o lateral ainda fez uma partida pelo Ceará, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, em derrota do ‘Vozão’ para o Santos. Com isto, a equipe que conseguiu se manter na primeira divisão, no último jogo, poderia ser punido com a perda de três pontos (independentemente de não ter somado ponto algum no jogo).
 
Sendo assim, o Ceará passaria dos 44 para 41 pontos, sendo rebaixado no lugar do Sport, que se salvaria com os 42 pontos conquistados. O caso despertou interesse da Ponte Preta, que ficou em quinto lugar na Série B e perdeu a vaga no G-4 para o Goiás no número de vitórias.
 
A reportagem também fez contato com a assessoria de imprensa do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que disse que o órgão não recebeu nenhuma denúncia até o momento e, portanto, não é possível se pronunciar oficialmente sobre o caso.
 
O Goiás também foi procurado. De acordo com o gestor Túlio Lustosa, o clube soube da informação pela imprensa e não foi notificado. A diretoria tentou entrar em contato com o Ernandes, mas ainda não conseguiu. Mesmo assim, o departamento jurídico já foi consultado e garantiu que o clube está resguardado. Uma eventual punição, segundo o Goiás, seria ao atleta e não afetaria o clube. (Com informações do Globo Esporte)
Imprimir