Imprimir

Notícias / Educação

Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Univag entregam reforma de ambientes em creche

Da Redação - Vitória Lopes

Acadêmicos do 5º e 6º semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), por meio do “Projeto Integrador”, entregaram a reforma de seis salas de aula e o paisagismo da área externa do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Norberto de Barros, localizado no bairro Novo Ipê, em Várzea Grande. Esta é a quinta unidade educacional revitalizada pelos alunos do Univag em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Várzea Grande.

Leia mais:
Escola Liceu Cuiabano completa 139 anos e ajudou na formação de cinco ex-governadores de Mato Grosso


Nesta 5ª edição, o projeto contou com a parceira do Várzea Grande Shopping, que ajudou na projeção e restauração de uma das salas de aula. Além da chegada do Papai Noel, que levou alegria e distribuiu presentes para as crianças do Centro Infantil.
 
Neste projeto os alunos puderam colocar em prática não só as habilidades desenvolvidas e aprendidas no curso, ainda no período de formação, mas também tiveram o que a instituição tem de diferencial: o trabalho por competência.
 
"Os Projetos Integradores do Univag são baseados em projetos reais, onde os alunos desenvolvem atividades que irão vivenciar depois de formados. Isso traz um aprendizado intenso e prévio que melhor prepara para entrar no mercado de trabalho. Parabenizo a todos pelo excelente resultado alcançado", ressaltou o vice-reitor do Univag, professor Flávio Foguel.
 
A entrega das novas estruturas foi realizada no dia 03 de dezembro. O projeto atendeu 136 crianças matriculadas no CMEI. A diretora, professora Maria Rodrigues Benta, disse que o centro infantil ficou muito mais atrativo e motivador e que as crianças ficaram entusiasmadas com as temáticas aplicadas em cada sala de aula. "Estamos imensamente felizes. A todos os envolvidos, o nosso muito obrigado".
 
O orientador do projeto, professor MSc. Cézar Santos, explicou que nesta edição o Projeto Integrado de Interiores teve um diferencial. Os acadêmicos do 5º semestre foram responsáveis pela área externa, onde desenvolveram o setor de paisagismo. Já os alunos do 6° semestre desenvolveram o projeto interno, proporcionando as salas de aula novas utilidades e estrutura.
 
"Toda proposta foi baseada em projetos com a temática que cada grupo de alunos escolheu em especial e a proposta foi desenvolvida idêntica ao projeto. Então, basicamente é colocar em prática tudo que foi estudado em sala de aula para execução do projeto", explicou.
 
A coordenadora do curso, professora MSc. Carmelina Suquerê de Moraes, destacou que o Univag prepara futuros profissionais de competência. "Parabéns a todos os alunos envolvidos que abraçaram a causa. O perfil do aluno do Univag não é só ter referências profissionais, mas também a parte social, fazer o bem ao próximo", afirmou.
 
Para a aluna do 6º semestre, Mariangela Duarte Cunha, as atividades práticas são muito importante para o desenvolvido profissional. "É muito gratificante fazer parte de um trabalho que proporciona uma mudança na vida do próximo e o Univag nos dá esta oportunidade com os Projetos Integradores. Foi muito especial passar este semestre realizando este trabalho e ver o resultado final e tudo que a gente conseguiu por meio de nossos esforços, da orientação do professor e de todas as pessoas que patrocinaram para entregar a creche aos alunos", disse.
 
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, disse que a iniciativa dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo têm resultado em ações construtivas, na elaboração e edificação de projetos que estão garantindo mais conforto e acessibilidade aos alunos dos Centros de Educação Infantil. "A revitalização dos ambientes tem transformado as salas de aula em espaços motivadores, remetendo nas nossas crianças um misto de encantamento e de imaginação. É muito importante integrar as práticas acadêmicas com o serviço público, compartilhando experiências, principalmente quando as iniciativas contribuem com o fortalecimento do ensino público", afirmou.
Imprimir