Imprimir

Notícias / Cidades

Policlínica do Planalto suspende atendimento por 48 horas por suspeita de meningite

Da Redação - Vinicius Mendes

A Policlínica do bairro Planalto terá seus serviços suspensos por 48 horas, devido à suspeita de meningite em um paciente. A decisão passou a valer a partir das 19h desta terça-feira (04) e, de acordo com o coordenador da unidade, Antônio Carvalho, segue o protocolo do Ministério da Saúde, uma vez que a meningite é contagiosa e pode ser transmitida por meio do contato com gotículas de saliva do indivíduo contaminado.
 
Leia mais:
Exoneração imediata de mais de 2 mil causaria danos irreparáveis à sociedade, afirma prefeito
 
“Em casos suspeitos de meningite, precisamos tomar medidas para, em caso de confirmação, evitarmos a contaminação de outras pessoas. Dessa forma, além de ofertarmos alta aos casos passíveis de concluirem os tratamentos em casa e de transferirmos os demais para as unidades de Pronto Atendimento 24h mais próximas, não podemos receber pacientes até que cheguemos a um diagnóstico para que as devidas providências sejam tomadas” explicou.
 
O diagnóstico da meningite é confirmado após a realização do exame da punção lombar que consiste em retirar uma pequena quantidade de líquido presente na coluna por meio de uma injeção.
 
Segundo o coordenador, apenas após este procedimento é possível constatar ou não se o paciente está infectado com a doença. “Havendo confirmação, o mesmo será encaminhado para o tratamento em isolamento e, em qualquer das hipóteses, após as 48 horas de abertura de protocolo sobre a suspeita, a unidade é submetida à desinfecção e, após iss, reiniciar os atendimentos”, finalizou.
 
Durante esse período, a SMS orienta aos pacientes que busquem os atendimentos nas demais unidades de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde do Município.
Imprimir