Imprimir

Notícias / Política MT

Botelho pede paciência a servidores e diz que Taques foi "herói" por honrar salários

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), pediu que os servidores públicos do Poder Executivo tenham paciência e avaliou que o escalonamento de salários neste primeiro mês do ano será um mal necessário para o governador Mauro Mendes equilibrar as contas e para no futuro não haver medidas mais graves como atras no pagamento. O parlamentar também declarou que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) foi um herói por conseguir honrar com a folha até o fim de seu mandato.

Leia também
Mendes explica escalonamento a servidores, expõe dívidas de R$ 2 bi e baixa arrecadação


“Isso vinha sendo maquiado, sendo empurrado para frente. Então hoje chegou em um caos, o Estado não tem dinheiro para pagar os salários. Isso já era esperado e nós sabíamos que ia acontecer. Acho que o governo passado foi até heróico em conseguir levar do jeito que levava, enrolando esta bola de neve. Eu achava que isso ia explodir antes, porque não via condições disso chegar até o final do ano”, disse Botelho em entrevista à Rádio Capital.

Para Botelho, os servidores precisam ter paciência e entender que o escalonamento anunciado para o pagamento do mês de dezembro é uma contribuição para resolver o problema do Estado. O parlamentar ainda disse que a Assembleia irá discutir medidas, como a taxação do agronegócio para resolver o problema.

“Hoje estamos passando por escalonamento. Daqui a pouco não será mais escalonamento e sim atrasos mensais de um, dois meses. É isso que não podemos chegar. Temos que passar por uma situação de regularização... O Mauro não tem condições hoje e não tem da onde tirar. Então precisamos ter paciência e resolver isso com o diálogo”, afirmou.

O escalonamento do salário do mês de dezembro e o parcelamento do 13° de parte dos servidores públicos foi anunciado por Mauro Mendes em sua primeira semana como governador de Mato Grosso, com a justificativa de que assumiu o Governo sem dinheiro em caixa.

Representantes do Fórum Sindical, em primeiro momento repudiaram a atitude do novo governador e até o comparou com o ex-chefe do Executivo Pedro Taques, que terminou o seu mandato com relação bastante desgastada com a classe pelo mesmo problema.

Nesta segunda-feira (7), servidores e alguns deputados estaduais se reuniram com Mauro Mendes, que novamente explicou a situação financeira e apresentou relatórios técnicos que apontam dividas que chegam a R$ 2 bilhões.
Imprimir