Imprimir

Notícias / Cidades

Apesar de mobilização na capital, adesão a protesto é baixa entre categorias; fotos

Da Redação - Fabiana Mendes / Da Reportagem Local - Carlos Dorileo

Apesar do anúncio de paralisação geral em todo Estado, a adesão dos servidores públicos foi baixa e os serviços de atendimento ao público quase não foram afetados nesta terça-feira (12). Após Assembleia Geral das categorias há dez dias, os funcionários públicos  agenderam  concentração em defesa dos direitos dos servidores em frente à sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá. No local, a movimentação é intensa.

Leia mais:
Delegados cogitam ação contra 'salários picados' e reclamam de veto do FEX 

Conforme apurado pelo Olhar Direto, na Secretaria de Fazenda (Sefaz), com cerca de três mil servidores, apenas 66 teriam aderido ao movimento. Na Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) apenas o setor de tecnologia da informação parou, sem total prejuízo aos serviços ofertados.

Na Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), 12 funcionários teriam parado. O setor de protocolo segue funcionando e apenas os atendimentos da perícia médica foram reagendados. A unidade da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setas) do Shopping de Várzea Grande suspendeu os atendimentos no período da tarde. No Procon os fiscais se mobilizaram, mas o atendimento na unidade segue normal.  

Das 74 escolas estaduais em Cuiabá, 51 paralisaram os trabalhos. Em Várzea Grande, das 46 unidades, 23 aderiram ao movimento.
 
O Departamento de Trânsito (Detran), Controladoria Geral Do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Secretaria de Estado Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Empaer, MT Saúde, Empresa Mato-grossense de TI (MTI), Secretaria de Cultura  e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria do Estado e Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac) não tiveram os serviços afetados, conforme apuração da reportagem. 
 
Nas unidades de saúde, o plantão médico do CIAPS Adauto Botelho segue atuando normalmente, com 30% de adesão do setor administrativo. No Hospital Regional de Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Colíder e no Metropolitano, em Várzea Grande, os serviços não foram afetados.
 
O Hospital de Colíder funciona com 90% de sua capacidade e o de Sorriso com 60%. Nesta última unidade, as cirurgias eletivas e o ambulatório só atendem em casos de urgência e emergência. A Escola de Saúde Pública funciona com 50% de sua capacidade, e os Escritórios Regionais de Saúde com 30%.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves, disse ao Olhar Direto que o ato é uma afronta ao Governo. Segundo ele, o governador Mauro Mendes (DEM), teria apresentando uma situação de crise à população, que não coincide com a realidade financeira. 

"É um afronta, um aviso para o Governo. Queremos dialogar com a população, mostrar os serviços essenciais que o conjunto de servidores públicos da saúde, segurança, educação, meio ambiente, Procon, varias áreas de serviços essenciais do Estado, que é o do Poder Executivo. Estamos sendo injustiçados. Estamos querendo quebrar a tese que o governador apresentou para a população, que existe uma crise financeira. Não existe crise financeira em um estado que deixa de arrecadar por iniciativa própria, renuncia fiscal de R$ 4 bilhões. Não estou falando de Lei Kandir, estou falando de renuncia fiscal na ordem de R$ 4 bilhões por ano, para privilegiar pouco mais de 5% das empresas instaladas no estado. Em detrimento dos outros 95% das empresas, que criam uma concorrência desleal, inclusive entre as empresas. A gente vê que são interesses privados, destes grupos que financiam a campanha dos políticos", disse. 



Após concentração em frente ao TRT, no final da tarde, os servidores seguiram para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).  A via teve que ser fechada por conta da movimentação.

Imprimir