Imprimir

Notícias / Cidades

Ligações clandestinas são principais causadoras do desperdício de água

Redação - Com assessoria

Um dos grandes causadores do desperdício de água e, consequentemente, da falta de água nas residências da população cuiabana, é a gambiarra. Conforme a presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, as gambiarras estão entre os maiores problemas que afetam o setor de saneamento da capital. “O número de ligações clandestinas em Cuiabá é muito alta, o que prejudica a distribuição de água às residências, pois elas causam vazamentos na rede prejudicando a pressão da água, que não consegue chegar até os reservatórios residenciais”.

Para reduzir o problema das gambiarras, segundo Eliana Rondon, a Sanecap está iniciando o serviço de padronização das ligações domiciliares (ramais e cavaletes), além de instalar hidrômetros em 100% das residências e fazer o recadastramento dos usuários. “Quando a população faz a ligação clandestina, ela usa material inadequado, que é mais barato e não resiste a pressão da água e ao calor, e essa atitude causa sérios prejuízos ao abastecimento de água”.

Rondon observa que a grande maioria da população faz a ligação clandestina em sua residência porque não querem assumir dívidas junto à Sanecap, e acaba furtando a água. “Quando alguém usa a água e não paga, consequentemente, alguém pagará por essa pessoa”.
Imprimir