Imprimir

Notícias / Política BR

Lula e Alckmin tomam posse como presidente da República e vice

Senado Notícias

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD) proclamou, neste domingo (1º), empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

Leia também 
Emanuel cita 'violação da autonomia municipal' e pede que intervenção na Saúde seja suspensa 


Lula foi aplaudido no Plenário da Câmara, que estava lotado. Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa. 

Na abertura de seu discurso, Lula afirmou que para vencer a eleição foi preciso superar "a mais abjeta campanha de mentiras e ódio" da história eleitoral brasileira, quando, segundo ele, "nunca a máquina pública foi tão desencaminhada" e "nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico".

"Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre a violência de seus detratores" acrescentou, sob aplausos.

O mandato dos dois vai até 4 de janeiro de 2027. No início da sessão solene de posse, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez uma homenagem a Pelé e ao Papa Bento XVI. Ele pediu um minuto de silêncio em homenagem ao rei do futebol e ao papa emérito. Pelé morreu na última quinta-feira (29) e Bento XVI morreu nesse sábado (31).




 
Imprimir