Imprimir

Notícias / Cidades

6ª Marcha das Violetas ocorre no início do mês de março

Da Assessoria/PMC

No dia 5 de março ocorre em Cuiabá a 6ª Marcha das Violetas. A concentração será na Igreja do Rosário, a partir das 15h. O evento integra as atividades da Agenda Única do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

De acordo com a Assessoria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial e de Gênero da Prefeitura de Cuiabá (APPIRG) o trajeto da Marcha compreenderá as avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas, até chegar a praça Alencastro. A expectativa é que diversas instituições participem do movimento; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Eletronorte já confirmaram presença.

A Marcha será divida por alas, onde os participantes estarão devidamente uniformizados representando seus respectivos grupos. Haverá também alas para idosos e crianças.

Segundo a Assessora da APPIRG, professora Jacy Proença, que está no comando dos preparativos, o evento tem como proposta simbolizar a luta contra o preconceito que as mulheres sofrem tanto na vida pessoal quanto na profissional.

“Marchamos por uma cultura de Paz, livre de discriminações e intolerâncias. Marchamos pela igualdade entre homens e mulheres, e também pela igualdade de oportunidades, pela fraternidade entre os povos, solidariedade e Justiça. Marchamos pela cidadania”.

O nome da Marcha é em homenagem ao grupo de estudantes das escolas do antigo curso normal e senhoras da cuiabania, que fundaram no ano de 1916, a revista ‘A Violeta’, editada pelo ‘Grêmio Literário Julia Lopes’. Essas mulheres tiveram participação fundamental na construção da sociedade cuiabana, que reflete até os dias de hoje.
Imprimir