Imprimir

Notícias / Cidades

Índios liberam reféns e querem compromisso das autoridades

Ronaldo Couto - Barra do Garças

As lideranças indígenas atenderam ao apelo das autoridades constituídas e libertaram os reféns que estavam dentro da Câmara Municipal de Canarana. Segundo o coronel Valdemir Barbosa, ficou definido que haverá uma nova reunião na quinta-feira (4) entre lideranças indígenas, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Policia Militar.

Os índios querem que os policiais parem de aprender os artesanatos e de fiscalizar o transporte de indígenas na carroceria de caminhão. "Eles querem tudo, querem até que a gente não fiscalize mais a venda de bebida alcoólica para os índios. Isso não tem cabimento" alertou Barbosa.

O comandante de Barra do Garças não participou da negociação, mas informou que vai estar na quinta-feira às 9 horas na reunião marcada para analisar o impasse. Os reféns, como o chefe da Ibama, Gaspar Saturnino, já se encontram soltos. Eles passaram por situações difíceis nas mãos dos índios xavantes e alguns do Xingu.

Houve um instante, onde os indígenas não permitiram que o capitão Soares saísse do prédio e por pouco não houve o confronto.

Os vereadores Jocasta Porto e Mauro permaneceram no prédio negociando o fim da confusão. O estopim para a revolta dos ocorreu nesta manhã, com a apreensão de objetos indígenas por fiscais. Segundo os índios, eram apenas “objetos”, mas segundo a PM, eram penas e peles de animais silvestres.

Leia também:
Índios mantêm reféns na Camara de Canarana e juiz auxilia na negociação

Índios fecham Câmara Municipal e mantêm reféns no interior do Estado
Imprimir