Imprimir

Notícias / Turismo

Destaque do caderno de Turismo, Berlim retomou status há 20 anos

Folha de S. Paulo

Poucas cidades têm uma ligação tão íntima com os principais acontecimentos da história mundial quanto Berlim --que voltou a ser a capital há 20 anos, depois de Bonn ter sido capital provisória da parte ocidental do país. Mais: poucas cidades combinam o passado com as tendências mais modernas tanto quanto Berlim.

A edição desta semana do caderno de Turismo traz um roteiro atento para essas facetas da cidade, que vive em mutação desde a queda do Muro de Berlim, há mais de 20 anos, mas não descuida dos tesouros históricos.

Raio-X de Berlim
Área: 890 km²
População: 3,4 milhões
Moeda: euro
Códigos de área: 49 (Alemanha) e 30 (Berlim)
Fuso horário: +4
Meses mais chuvosos: junho, julho e agosto

Megafeira de turismo

A 44 ª edição da ITB Berlin, um dos megaeventos mundiais do setor turístico, teve início ontem e, até dia 14, deve reunir 11.127 exibidores vindos de 187 países. Não por acaso, o maior dos estantes é o da Turquia, parceira oficial da ITB 2010. Paralelamente à feira, a organização promove as palestras que constam no site da ITB.

Serviços e produtos de empresas do setor e, também, de órgãos oficiais de fomento turístico estão sendo mostrados numa área de 160.000 m2 -equivalente a 20 gramados do estádio do Maracanã. Espera-se que, em cinco dias, 180 mil pessoas, entre empresários da indústria e visitantes, participem do evento, gerando negócios estimados pela organização em 6 bilhões. Entre os estantes brasileiros, está o da Bahiatursa, que mira o fato da Alemanha ser o quinto maior emissor de turistas para a Bahia.

Palavra de ministro

"O turismo é o único "ismo" que prosperará no século 21", disse o ministro de turismo turco, Ertugrul Günay, na entrevista que abriu a ITB. São turcos 1,6 milhão de cidadãos que vivem na Alemanha -e uma réplica do Grande Bazar de Istambul foi montada na feira. O evento foca ainda segmentos como o turismo gay, o cultural, as atrações para jovens e as viagens de baixo custo.

O carnaval da ITB inclui ainda autênticos índios cherokee, músicos mariachi, dança indiana com rainhas de Bollywood, entre outros. E baianas, naturalmente.
Imprimir