Imprimir

Notícias / Cidades

Projeto visa regular informações sobre computadores e peças nos locais de vendas

Da assessoria

Tramita na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores de Cuiabá projeto de autoria do vereador Lúdio Cabral (PT) que regula as informações a serem prestadas ao consumidor que adquire computadores e ou peças para computadores. De acordo com a proposta o fornecedor deve apresentar em local visível, ao lado do produto, uma lista detalhando informações claras sobre cada peça avulsa ou integrante do microcomputador, como marca e modelo, nome do fabricante, e se for o caso, velocidade, capacidade de transmissão de dados, velocidade de processamento e de rotação e capacidade de armazenamento, além de outras especificações para cada tipo de peça.

Entre as informações o fornecedor é obrigado a destacar qual peça integrante do microcomputador pode reduzir a desempenho de outra peça da mesma máquina e a possibilidade de conflito ou incompatibilidade entre as peças vendidas, se para instalação de um mesmo computador.

Segundo Lúdio, o projeto visa assegurar direitos básicos estabelecidos no estatuto do consumidor como a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
“A proposta pretende assegurar aos consumidores a informação correta sobre o produto que está adquirindo, evitar prejuízos e estimular também a busca dos direitos, afirma.
De acordo com a proposta cada estabelecimento deve manter um exemplar da lei disponível para a consulta de quem solicitar, além de divulgar o texto da lei com a fixação de placa identificando: “Este estabelecimento possui exemplar, disponível para consulta, da Lei Municipal (número da lei após sanção), que trata das informações a serem prestadas aos consumidores de microcomputadores ou de peça para microcomputadores”, estabelece texto da propost
Imprimir