Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 07 de novembro de 2024

Artigos

Dia das Mães 2023 o melhor para o lojista ou para o cliente?

A segunda data mais valiosa para o varejo está chegando. E pelas estimativas, o “Dia das Mães 2023” promete ser uma das datas comerciais mais lucrativas deste ano. As recentes pesquisas das entidades representativas do comércio, CDL Cuiabá e Fecomércio de Mato Grosso, apontam que quase 89,6% dos entrevistados vão presentear as mães. E existem três fatores decisivos para a compra que são: ouvir as preferências de quem compra, seus hábitos e como gostam de comprar.
 
Presentear é uma arte, e quando a gente agrada, é UAU para todos os lados, para quem vende, para quem compra e principalmente para quem ganha o presente. Neste caso, para a mais generosa das criaturas: a mãe.  
 
Quem compra vai pesquisar, perguntar com todo carinho para acertar na hora de presentear. Mas, quem vende precisa causar uma experiência inesquecível no momento da compra. Assim, mais que a fidelização do cliente, conquistamos seu coração e seu bolso, garantindo o retorno de quem comprou e despertando o interesse de quem ganhou o presente.  
 
Este é o momento para o empresário aproveitar e promover sua marca, reunir a equipe, criar o checklist de atendimento para o dia das mães, organizar a loja e o estoque, cuidar da apresentação pessoal desde o vendedor até o entregador. Essas vendas são especiais, cheias de sentimentos e emoções, o que requer cuidar de todos os detalhes, afinal cada cliente que entra na sua loja, é um evento.
 
Um dado para entusiasmar: 82,9% dos entrevistados preferem fazer suas compras nas lojas físicas, fazer suas escolhas olhando para os produtos, percebendo e sentindo a experiência do contato. E a equipe de loja tem como prioridade estar presente no momento presente do seu cliente, servir o cliente com muita competência, carinho e respeito, lembrando que o cliente escolheu a sua loja para presentear o ser mais importante da vida dele, sua mãe.
 
Experiência do Cliente é tudo que ele sente ao se conectar com a sua marca, seja no físico ou no digital. Entender o que cada Cliente prioriza requer atenção para cuidar dos detalhes com muita responsabilidade e foco. De acordo com a pesquisa da CDL, 71,4% irão comprar o presente da mãe, influenciados pelo desejo dela.
 
O Dia das Mães 2023 deve consolidar o fôlego esperado do período pré-pandemia. De acordo com o Serasa Experian, houve um crescimento de cerca de 7% nas vendas físicas no varejo durante a semana do Dia das Mães em 2022 entre os dias 2 a 8 de maio. Foi o índice mais expressivo desde 2012. O desempenho em 2022 dá incentivo para que o varejo experimente um Dia das Mães 2023 ainda melhor, e tudo vai depender das suas atitudes, da sua dedicação, para fazer sempre o melhor.
 

Luciana Falcão Franco – Consultora em Gestão Estratégica de Atendimento, Palestrante e autora do @UAUdaLU - momento de valorizar e reconhecer quem faz a diferença no dia a dia.
Sitevip Internet