Imprimir

Artigos

Selic a alta, onde investir agora?

Alessandra Souza Silva

A taxa Selic atual (13,25%) é a mais alta desde de 2016, quando chegou a atingir 14,25%. Essa alta para a Selic já era esperada pelos especialistas, pois a taxa de juros é o principal instrumento de controle da inflação que nos últimos 12 meses ficou em 12,13%. Essa é a maior variação do índice desde outubro de 2003.

A inflação atual é explicada pelo descompasso entre oferta e demanda de bens e, sobretudo, de serviços. Durante muito tempo o consumo foi estimulado com crédito abundante e baixa taxa de juros, mas a oferta não acompanhou a demanda e o dólar valorizado pressiona ainda mais a inflação, pois torna mais cara a matéria-prima utilizada na produção de bens e serviços.

E como resposta, a alta nos juros e grande volatilidade no mercado têm aumentado a procura de investimentos pós-fixados pelos investidores, você sabe porquê?

O mercado de ações tradicionalmente mais volátil tem exigido seleção ainda mais minuciosa e rigorosa dos ativos que irão compor sua carteira para realização de lucros no médio e longo prazo.

A volatilidade mais alta no mercado de ações se dá devido ao contexto geral envolvendo, Covid-19, guerra entre a Rússia e a Ucrânia, ano eleitoral, o fraco desempenho da economia brasileira somados à expectativa de alta dos juros americanos e os dados mais fracos da economia global reforçam a recomendação de que a maior parcela dos seus próximos investimentos deva ser aplicada em ativos de renda fixa pós-fixados.

Investimentos em dólar estão cada vez mais arriscados, dado o patamar da taxa de juros. Assim sendo, é reforçado que o momento está para aplicações mais conservadoras.

Quais são os investimentos pós-fixados?

Os investimentos pós-fixados mais comuns no mercado são os fundos DI, que são fundos de investimento que aplicam nas LFTs - que são títulos públicos emitidos pelo Tesouro; alguns CDBs; e também as letras de crédito, LCI e LCA.

Uma ótima escolha para o investidor que busca por liquidez e segurança são os Fundos DI que cobram taxa de administração inferior a 1% ao ano.

Se liquidez não é uma necessidade, um ótimo investimentos são as letras de Crédito (LCI e LCA), pois estes títulos são isentos de imposto de renda para o investidor pessoa física e são garantidos pelo FGC (o mesmo fundo que protege os investidores de poupança) até o limite de R$ 250 mil por emissor e por CPF.

Entretanto, é bom lembrar que, mesmo que o momento demande uma maior parcela dos seus investimentos aplicada em produtos de renda fixa pós-fixados, diversificar é sempre a melhor escolha.

E sempre bom ressaltar: cuidado com investimentos de altos retornos, com ganhos ‘’fáceis’’. Com o aumento da procura por bons investimentos cresceu também o número de pirâmides e falsos investimentos financeiros, entre outros golpes.

Ainda tem dúvidas? Agende uma reunião com um assessor de investimentos. Sempre tire duvidas com fontes confiáveis.
 
Alessandra Souza Silva
Assessora de Investimentos
 
Imprimir