Olhar Agro & Negócios

Domingo, 21 de julho de 2024

Notícias | Geral

Glencore Xstrata abre unidade para processar oleaginosas na Hungria

A empresa de commodities Glencore Xstrata inaugurou nesta quinta-feira uma unidade de processamento de oleaginosas na Hungria, medida que o primeiro-ministro húngaro disse estar em linha com os esforços do governo para impulsionar a produção agrícola. A companhia investiu 40 bilhões de florins (US$ 183,7 milhões) na construção de uma das maiores instalações de óleos vegetais das partes central e leste da Europa, comentou Chris Mahoney, diretor de produtos agrícolas da Glencore.


A Hungria é um país muito rico em girassol e colza, mas até agora só exportava as sementes e importava os óleos. A Glencore percebeu que as sementes poderiam ser processadas localmente e produtos com maior valor agregado poderiam ser vendidos no mercado doméstico ou embarcados ao exterior, explicou Mahoney em uma cerimônia em Fokto, no leste da Hungria.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, disse que o país é um importante exportador de produtos agrícolas e o investimento da Glencore ajudará a impulsionar a produção bruta doméstica. O Estado subsidiou a expansão, que criou 128 novos empregos, mas o prêmio nçao entrou em detalhes sobre o valor concedido.

A unidade construída pela empresa tem capacidade para processar 600 mil toneladas de sementes de girassol e também é capaz de esmagar sementes de colza, soja e germe de milho. Fonte: Dow Jones Newswires.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet