Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Geral

Emater e Universidade Federal de Lavras estimulam o cultivo de uvas no município de Carrancas

Estimular a produção de uvas no município de Carrancas, Sul de Minas. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação de uma unidade demonstrativa no município. A inciativa foi possível por meio de parceria com a Unidade Federal de Lavras (Ufla). A iniciativa irá contribuir para a diversificação da produção agropecuária e geração de renda no município.


A unidade tem 0,5 hectare. No local são cultivadas cinco variedades: Bordeau, Izabel Precoce, Violeta, Izabel, Niágara. Todas são indicadas para o consumo in natura, fabricação de suco e vinho.
A implantação da lavoura ocorreu em 2012 na propriedade de Jorge de Paula Nacif. O produtor tem uma produção diversificada. Na propriedade dele são produzidos citros, goiaba, jambo e carambola entre outros. “Nós percebemos no perfil da propriedade e pela dedicação do produtor as condições ideais para implantarmos a unidade demonstrativa”, diz o extensionista do escritório local da Emater-MG, Sidney Menezes.

Segundo o técnico, a proposta é que a produção de uvas possa criar alternativas de renda para o produtor, com a venda in natura, produção de suco e vinho artesanal, além do fornecimento de suco para escolas do município.

A Ufla forneceu as mudas, insumos e a tecnologia empregada para implantar a unidade demonstrativa. No total já foram plantadas 200 mudas. A Emater-MG é responsável pela orientação técnica ao produtor. No espaço também serão realizados cursos para a divulgação da cultura e incentivar o plantio de videiras por outros produtores. Até o final do ano a unidade deve receber mais cinco variedades da região Sul do Brasil. A primeira colheita ocorrerá no final deste ano.

“A cada etapa do projeto fazemos um relatório das atividades e recomendações ao produtor. Esperamos que no final de 2013 tenhamos uma pequena produção e possamos tirar conclusões do projeto. Como ainda as plantas estão sendo conduzidas para a sua formação, acreditamos que só em 2014 tenhamos uma produção significativa”, diz Menezes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet