Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Geral

Fazenda Saudável

Programa visa promover saúde dos colaboradores das fazendas produtoras de algodão

"Nosso propósito é fazer um trabalho de orientação e prevenção na área de saúde com uma população que tem mais dificuldade de acesso a postos de saúde e outros serviços médicos por morar na área rural", explica o presidente do IAS, Gustavo Piccoli. Ele enfatiza que o trabalho das duas enfermeiras que se revezarão no atendimento do Fazenda Saudável é apenas preventivo e, dependendo dos resultados dos exames, as pessoas atendidas serão orientadas a procurar um médico

Foto: Reprodução

Programa visa promover saúde dos colaboradores das fazendas produtoras de algodão

Programa visa promover saúde dos colaboradores das fazendas produtoras de algodão

Realização do Instituto Algodão Social (IAS), braço social da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o Programa Fazenda Saudável será lançado nesta sexta-feira (11 de outubro), às 12 horas, com objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores das fazendas produtoras de algodão.


Leia mais Presidente da Ampa destaca caráter educacional do Instituto Ciranda em entrega de instrumentos
“Homero Pereira entende como poucos a nossa luta”, afirma presidente da Ampa

Segundo a assessoria de imprensa da associação, o programa utiliza a estrutura de um micro-ônibus equipado para a realização de exames preventivos nos trabalhadores das fazendas produtoras de algodão.

O público-alvo é formado ainda por familiares desses colaboradores que moram nas fazendas e pelos próprios produtores rurais. Todos os exames disponíveis - aferição de pressão arterial, glicemia, colesterol, Índice de massa corporal (IMC) e triglicerídeos - serão realizados por uma enfermeira, que trabalhará sob a supervisão de um médico.

A intenção é prevenir doenças graves - como diabetes e enfermidades do coração - e outros problemas relacionados ao excesso de peso.

"Nosso propósito é fazer um trabalho de orientação e prevenção na área de saúde com uma população que tem mais dificuldade de acesso a postos de saúde e outros serviços médicos por morar na área rural", explica o presidente do IAS, Gustavo Piccoli. Ele enfatiza que o trabalho das duas enfermeiras que se revezarão no atendimento do Fazenda Saudável é apenas preventivo e, dependendo dos resultados dos exames, as pessoas atendidas serão orientadas a procurar um médico.
Proposta
O Programa Fazenda Saudável foi proposto em 2012 por Milton Garbugio e Carlos Ernesto Augustin, ex-presidentes do IAS e da AMPA, respectivamente. Ele faz parte do Programa Semeando o Bem, que inclui outras ações visando melhorar a qualidade de vida nas fazendas dos associados da AMPA, e está sendo colocado em prática com recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Os custos iniciais do programa, com a aquisição do micro-ônibus e a contratação da equipe, estão orçados em aproximadamente R$ 300 mil. Cerca de 270 fazendas deverão ser visitadas em um ano e, antes do lançamento oficial, o programa começou a ser executado em propriedades rurais de Campo Verde (a 120 km de Cuiabá), com grande receptividade por parte dos colaboradores e dos cotonicultores, segundo a equipe do IAS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet