Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Geral

Ano Internacional da Quinoa impulsiona pesquisa sobre o grão no Brasil

Em comemoração ao Ano Internacional da Quinoa, em 2013, realizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ações prioritárias para a pesquisa com o grão e estratégias para ampliar o mercado e o consumo estão sendo discutidos no Brasil, com o apoio da Embrapa.


Conforme o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, este é o momento de incrementar os sistemas de produção, seja convencional ou orgânico, para atender à demanda do mercado no país. Além disso, devem ser desenvolvidas máquinas apropriadas ao plantio e à colheita de quinoa; levantamento de doenças, pragas e plantas daninhas que afetam a cultura; melhorias na qualidade das sementes; novas recomendações para adubação e irrigação, e desenvolvimento de sistema orgânico e participativo.

Segundo informações da FAO, a quinoa, chamada de quinua pelos povos andinos, é um dos poucos alimentos vegetais que possui todos os aminoácidos essenciais e é rico em vitaminas e ácidos graxos essenciais. Além disso, é uma planta que pode ser adaptada a diferentes solos agroecológicos.

O Ano Internacional da Quinoa foi proposto pelos países membros das Nações Unidas, sob a liderança da Bolívia, e lançado em fevereiro. Cultura cultivada há mais de sete mil anos nos países andinos, a quinoa é considerada pela FAO como grão estratégico para a segurança alimentar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet