Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Geral

MDA entrega primeiro lote de motoniveladoras do PAC2, em Roraima


O primeiro lote de motoniveladoras destinadas a construir e manter em boas condições as estradas vicinais que ligam as zonas rurais às áreas urbanas em municípios de Roraima será entregue pelo Governo Federal, nesta sexta-feira (25), na capital do estado, Boa Vista.
No total, são 11 máquinas relativas à segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), adquiridas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os equipamentos irão beneficiar cerca de oito mil famílias de trabalhadores rurais de uma população de 80,6 mil pessoas que vivem e trabalham no campo, no estado.

As máquinas, que serão entregues a 11 prefeituras (ver relação abaixo), ajudarão no processo de escoamento da produção e no próprio deslocamento dos agricultores familiares. Neste lote de motoniveladoras, o MDA investiu cerca de R$ 4,060 milhões. O Ministério ainda vai adquirir mais três motoniveladoras, no valor total de R$ 1,2 milhão, totalizando 14 máquinas para o estado de Roraima.

O PAC 2 iniciou a entrega de máquinas no final de 2011 em todo o País e a expectativa é de que todo o processo seja concluído até abril ou maio de 2014.

Para José de Arimatéia Viana, prefeito do município de Alto Alegre, localizado a 87 quilômetros da capital, Boa Vista, as motoniveladoras vão ajudar a manter as estradas vicinais em boas condições, mesmo durante o inverno. Além disso, conforme destaca o prefeito, não é só a agricultura familiar do município que se beneficia com os equipamentos, mas, também, a saúde e a educação.

Áreal rural

“A verdade é que 70% dos mais de 17 mil habitantes de Alto Alegre vivem na área rural. Alto Alegre é o maior produtor de grãos do estado e o segundo de peixe e tomate. Por isso, ter estradas em boas condições significa poder escoar a produção da agricultura familiar e garantir o deslocamento dos filhos dos agricultores para as escolas e a chegada de medicamentos ao município. Ou seja, uma simples máquina pode fazer muito pelos pequenos municípios”, ressalta José de Arimatéia.

Situado na região sudoeste do estado, a cerca de 400 quilômetros de Boa Vista, o município de Caroebe é mais um cuja população recebe, com grande expectativa, as máquinas do PAC, segundo o prefeito Paulo César Ortiz. De acordo com ele, as estradas do município totalizam 440 quilômetros, das quais dependem 1,2 mil produtores agrícolas.

“Caroebe é o maior produtor de bananas de Roraima e tem grande participação da agricultura familiar. Nossas estradas estão em constante manutenção e não temos como comprar ou alugar máquinas. Por isso, a doação é tão aguardada pelos moradores do município”, explica Paulo César. Ainda segundo o prefeito, aproximadamente 55% dos oito mil moradores de Caroebe trabalham no campo.

Os prefeitos de Alto Alegre e Caroebe estarão presentes na solenidade de entrega das máquinas do PAC2 que será realizada em uma área cedida ao MDA pelo 6º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército, situado na Avenida Forte de São Joaquim, em Boa Vista, a partir das 9h.

Outros benefícios

Na ocasião, também haverá entrega de uma van do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) que atenderá as trabalhadoras rurais nos mutirões que emitem documentos civis e jurídicos gratuitamente para o público.

Ainda serão entregues nove bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras para comunidades dos municípios de Cantá, Bonfim, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã As comunidades beneficiadas serão: Projeto de Assentamento Tatajuba I, Vila Caxias, Projeto Beija-Flor, sede da Associação dos Pescadores, Comunidade Índigena Ingarumã, Comunidade Índigena Sabiá, Pacaraíma, Comunidade Indígena Enseada e Rorainópolis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet