Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Geral

Municípios do Paraná recebem reforço para a conservação das estradas vicinais

Quarenta municípios paranaenses vão receber motoniveladoras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), neste sábado (9). A solenidade de entrega dos equipamentos será realizada no Parque de Exposição Governador Ney Braga, em Londrina, município a 381 quilômetros da capital, Curitiba. O evento contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini.


Nesta entrega o Governo Federal investiu mais de R$ 16 milhões para a aquisição das máquinas, um benefício para uma população de 151 mil pessoas de 30 mil famílias de trabalhadores rurais. A iniciativa é para garantir melhores estradas entre o campo e a cidade. Com isso, os agricultores familiares poderão levar os seus produtos para comercialização com mais facilidade.

O delegado federal do MDA no estado, Reni Denardi, explica que foram utilizados três critérios para a seleção dos 40 municípios. “Temos 367 municípios paranaenses que estão aptos a receberem os equipamentos do PAC 2. Desta vez, foram contemplados três municípios que estão em situação de emergência por causa do excesso de chuvas; municípios localizados nos Territórios da Cidadania do Norte Pioneiro e do Vale do Ribeira; e para municípios do Território Rural do Vale do Iguaçu”, disse.

Segundo ele, os 28 municípios contemplados do Território Norte Pioneiro têm uma importante participação na produção de café, de leite e da fruticultura. “Essas são as três atividades mais importantes da agricultura familiar nesse território. Tanto o leite quanto as frutas precisam de estradas em boas condições por que não podem esperar, assim que são produzidos eles precisam ser transportados para a comercialização”, comenta.

Reforço

O município de São Mateus do Sul, localizado a 121 quilômetros da capital paranaense, tem mais de 2,7 mil estabelecimentos da agricultura familiar. Na produção local predomina o cultivo de erva mate e madeira. Segundo o prefeito Clóvis Ledur, os equipamentos são fundamentais para a conservação das estradas, que representam um grande número na região. “Nós temos aproximadamente 5,5 mil quilômetros de estradas rurais, por isso que precisamos de uma estrutura grande para fazer obras. O nosso solo é como se fosse um barro branco quando molha, então temos uma dificuldade gigantesca nesse sentido. E essas máquinas são fundamentais para a conservação delas”, lembra.
Vão ser entregues, ainda no Paraná, mais 507 equipamentos, sendo 172 motoniveladoras e 335 caminhões-caçamba – um total de investimentos superior a R$ 151,8 milhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet