Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Dema

Mais de uma tonelada de pescado irregular é apreendida e dois homens são presos

Foto: Secom/MT

Apreensão de uma tonelada de pescado irregular, durante operação no município de Rosário Oeste

Apreensão de uma tonelada de pescado irregular, durante operação no município de Rosário Oeste

Mais de uma tonelada de pescado irregular foi apreendida na noite de quarta-feira (27), na área rural de Rosário Oeste (a 133quilômetros de Cuiabá). O pescado foi encontrado em carrocerias de dois veículos, uma caminhonete S 10 e uma picape. A abordagem foi feita durante operação de rotina da Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).


Leia mais: Conheça o valor que Odebrecht cobrará em cada praça de pedágio na BR-163
Seminário “Mundo dos fatos do agronegócio” abordará temas da economia de MT

Um homem já envolvido em crimes ambientais foi preso na quinta-feira (28) por pesca irregular. Um comparsa foi liberado depois de pagar fiança no de R$ 20 mil. Um terceiro homem conseguiu fugir. Os dois homens foram levados para a Dema, na capital, onde prestaram depoimento, e o pescado para a câmara fria da delegacia, localizada no bairro Carumbé.

Os peixes apreendidos são das espécies jaú, pintado e cachara, eram transportados para Cuiabá depois de terem sido retirados da comunidade do ‘Pindura’. “Essas pessoas presas são conhecidas como atravessadoras. Iriam levar o pescado para peixarias e restaurantes populares de Cuiabá", disse o coordenador.

Os crimes ocorreram durante a piracema, período de reprodução dos peixes de água doce, que ocorre em ciclos anuais no período de chuvas. A restrição à pesca serve para garantir o ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes. Desde novembro está proibida a pesca nos rios das bacias hidrográficas do Araguaia, Paraguai e do Amazonas. O período proibitivo termina em fevereiro de 2014.

Segundo a assessoria de impressa da Sema, durante a piracema, já foram apreendidos 2 .455 quilos de pescado, além de 17 peças, quatro embarcações, 599 apetrechos de pesca, cinco armas e um motor. Neste período, a fiscalização da Sema abordou 1.062 pessoas, além de 253 veículos e embarcações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet