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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

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Frango: Tyson adota estratégia diferente e investe em granjas próprias

A Tyson Foods está gastando centenas de milhões de dólares para construir suas próprias granjas na China, em vez de comprar frango de produtores independentes como costuma fazer em outras partes do mundo. Com essa estratégia, a Tyson pretende abrir caminho para um importante mercado e, ao mesmo tempo, abordar a questão da segurança alimentar, um dos problemas mais incômodos do país asiático.


Até 2015, a Tyson quer operar na China cerca de 90 granjas com capacidade para abrigar aproximadamente 330 mil aves cada. Atualmente, a companhia tem 20 propriedades no país. O objetivo é dobrar a produção para três milhões de aves por semana e compensar o lento crescimento da empresa nos Estados Unidos.

'Não estamos dando conta de construir os galpões com a velocidade necessária, e estamos indo o mais rápido possível', disse o executivo-chefe da Tyson, Donnie Smith. Empresas chinesas concorrentes da Tyson estão expandindo e muitas delas vêm trabalhando para modernizar seu sistema de produção. A aquisição de novas tecnologias e práticas de segurança alimentar foi um dos motivos que levaram a chinesa Shuanghui International Holdings a comprar a norte-americana Smithfield este ano, por US$ 4,7 bilhões.

A Tyson não divulga o valor de seus investimentos ou receita por país, mas a corretora CLSA Americas estima o faturamento da empresa na China em US$ 715 milhões no ano fiscal encerrado em setembro. Em 2015, deve chegar a US$ 1,1 bilhão, segundo a corretora. Nos EUA, a Tyson tem contratos com cerca de 4 mil produtores que criam as aves que a empresa processa. Esses produtores criam cerca de 100 mil aves por vez, assumindo parte dos riscos.

Essa estratégia, no entanto, não funciona na China, que é dominada por pequenas propriedades. Essas granjas, que possuem apenas algumas centenas de aves cada, são mais difíceis de monitorar para prevenir doenças e o uso excessivo de suplementos de ração que aceleram o crescimento dos animais. Fonte: Dow Jones Newswires.
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