Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Geral

Primeira semana de 2014 apresenta padrão diferente de chuvas no país

Os acumulados de chuva da primeira semana de 2014 mostram um padrão bem diferente do que se observou no mês de dezembro, com os maiores volumes de chuvas concentradas no Sul do Brasil, enquanto o centro-norte atravessa um período mais seco.


O norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e São Paulo foram os mais beneficiados com chuvas neste início de ano, especialmente as lavouras de verão (milho e soja). Já o Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, depois de um período extremamente chuvoso em dezembro, o ano de 2014 começou totalmente seco.

As chuvas da semana passada ajudaram na recuperação das condições de umidade do solo nas áreas produtoras de soja e milho dos Estados do Sul do Brasil. A explicação para essa mudança no padrão climático neste início de ano, está associada a dois fatores. O primeiro deles é o aquecimento das águas do oceano Atlântico próximo da costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, o que favorece e intensifica as frentes frias nessa região. O segundo é a formação de um sistema meteorológico sobre o nordeste do Brasil, conhecido como Vórtice Ciclônico que está associado com a convecção da Amazônia e em resumo impede o avanço das frentes frias mais para o centro e norte do Brasil. Essa condição também é a responsável pelo forte calor da última semana.

Previsão

Nos próximos dias, as chuvas se concentram sobre o Sul, enquanto o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste enfrentam um período de pouca chuva e forte calor. Em São Paulo, os produtores de hortaliças já reclamam da falta de água. Apenas depois do dia 15 de janeiro, há indicação de uma frente fria que vai avançar e trazer chuvas mais significativas. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet