Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Pecuária

Rússia suspende importação de subproduto de carne bovina da Austrália

A Rússia embargará temporariamente as importações de produtos derivados de carne bovina da Austrália, após ter encontrado um estimulante de crescimento proibido pelo país em alguns carregamentos, colocando em dúvida exportações que renderam cerca de 8,81 milhões de dólares à Austrália no ano passado.


A proibição será imposta a partir de 27 de janeiro e foi motivada pela descoberta de vários carregamentos com o estimulante do crescimento, disse o Serviço de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia em um comunicado na véspera. Não ficou imediatamente claro quando a proibição será revista.

"A suspensão foi colocada em prática após a descoberta de resíduos do hormônio promotor de crescimento Trembolona em um pequeno número de carregamentos de exportação ", disse um porta-voz do Departamento de Agricultura da Austrália, disse à Reuters nesta sexta-feira.

A maioria dos países permite o uso de Trembolona, mas a Rússia e a Comunidade dos Estados Independentes proíbe o material nas importações de carne bovina, segundo analistas.

O Departamento de Agricultura da Austrália prometeu reforçar os requisitos de certificação aos produtos exportados para a Rússia, disse o porta-voz.

A Rússia importou 12.435 toneladas de miúdos de carne bovina da Austrália nos primeiros 11 meses de 2013, de acordo com dados da indústria, no valor de 10,5 milhões de dólares australianos.

O grupo que reúne a indústria, o Meat and Livestock Austrália, disse que o mercado russo equivale a cerca de 10 por cento das exportações anuais de miúdos de carne do país.

A Austrália é o terceiro maior exportador de carne bovina do mundo, depois dos Estados Unidos e do Brasil. Mais de 30 empresas australianas estão autorizadas a fornecer carne e subprodutos para a Rússia.

Rússia importou 1,1 milhão de toneladas de carne bovina no valor de 4,5 bilhões de dólares entre janeiro a novembro de 2013, de acordo com dados aduaneiros oficiais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet