Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

“Fazenda Saudável”

Programa aplica ações de prevenção em saúde e já atendeu mais de 1,5 mil pessoas em fazendas de MT

31 Jan 2014 - 11:26

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Ilustração

Programa aplica ações de prevenção em saúde e já atendeu mais de 1,5 mil pessoas em fazendas de MT
Lançado há quatro meses, o programa Fazenda Saudável tem aplicado ações em prevenção de saúde por propriedades rurais produtoras de algodão em Mato Grosso. Realizado pelo Instituto Algodão Social (IAS), braço da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), o programa já atendeu mais de 1,5 mil trabalhadores rurais.


Segundo informa a Ampa, um micro-ônibus e uma equipe do IAS dão orientações de saúde e disponibilizam testes de glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC).

O programa Fazenda Saudável, que leva ações de orientação e prevenção em saúde às propriedades de produtores de algodão em Mato Grosso, foi retomado neste mês de janeiro, na região de Primavera do Leste, após o recesso das festas de fim de ano.

Leia também:
Bernardes inicia nova gestão chamando setor a participar dos embates políticos nas próximas eleições
Seis municípios recebem treinamento contra pragas e doenças do algodão durante o mês de fevereiro

Desde setembro passado, o micro-ônibus do programa e a equipe do Instituto Algodão Social (IAS) já atenderam 1.501 colaboradores, em 24 fazendas, com a realização de testes de glicemia, colesterol, triglicérides, pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC).

Durante as visitas, o Instituto também coleta dados sobre os hábitos sociais dos colaboradores e o histórico de saúde da família, que estão sendo revertidos em importantes estatísticas.

A maioria dos colaboradores atendidos, 58% - o equivalente a 870 pessoas - disse que não vai ao médico regularmente. Quanto aos resultados dos testes realizados, outro dado bastante surpreendente, na avaliação dos responsáveis pelo programa, foi o percentual de colaboradores com IMC alterado (sobrepeso): 54,8% (822 pessoas).

"Além de oferecer aos colaboradores a oportunidade de checar sua saúde por meio de exames básicos para a prevenção de doenças graves como o diabetes, o programa orienta sobre como prevenir enfermidades do coração e outros problemas decorrentes do sobrepeso. Quando os resultados indicam alguma anormalidade, as enfermeiras orientam o colaborador a buscar atendimento médico", comenta o presidente do IAS, Gustavo Piccoli.

"Com a continuidade do programa, teremos um panorama sobre como está a saúde do colaboradores das fazendas produtoras de algodão. A partir desse diagnóstico, poderão ser definidas campanhas de saúde", afirma o coordenador do Fazenda Saudável, Marco Antônio G. dos Santos.

O micro-ônibus do programa Fazenda Saudável ficará no Núcleo Regional Centro Leste (sede em Primavera do Leste) até 7 de março e depois seguirá para o Núcleo Regional Sul (Rondonópolis), onde permanecerá até 9 de maio.

A próxima parada será o Núcleo Regional Centro Norte (Lucas do Rio Verde), onde serão realizados atendimentos entre 12 de maio e 4 de julho. Em seguida, a equipe se deslocará para o Núcleo Regional Norte (Sorriso) onde atuará até 22 agosto.

Os núcleos regionais Médio Norte (Campo Novo do Parecis) e Noroeste (Sapezal) serão contemplados no período de 26 de agosto a 10 de outubro e de 13 de outubro a 28 de novembro, respectivamente. O Núcleo Centro (região de Campo Verde) foi o primeiro a ser visitado pela equipe do Fazenda Saudável.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet