Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Pescados/EUA: consumo diminui apesar de busca por dieta mais saudável

Os Estados Unidos estão consumindo menos peixes e frutos do mar, apesar de alguns norte-americanos estarem buscando dietas mais saudáveis. Durante todo o ano de 2012, cada norte-americano levou para casa 6,5 quilos de alimentos do gênero, em média, frente aos 7 kg registrados em 2011. Em queda, o número se afasta cada vez mais do recorde de 8 kg verificado em 2004.


A queda no gosto pelos itens mostra que, para uma indústria segmentada, ter um produto saudável não é o suficiente. Pesquisas apontam que consumidores não sabem como preparar esse tipo de alimento, e os preços são altos. Além disso, o setor não consegue criar campanhas de marketing que incentivem o consumo, ao contrário das indústrias que trabalham com carne suína e bovina, por exemplo.

Para Christopher Lischewski, executivo-chefe da Bumble Bee Foods, 'a população tem aversão a peixes e nós não aproveitamos a oportunidade para educar consumidores sobre os atributos dos frutos do mar, seus benefícios para a nutrição e à saúde. Não ensinamos as pessoas a prepará-los'.

Frutos do mar competem em desvantagem com os 37 kg de carne de frango, 26 kg de carne bovina e 21 kg de carne suína consumidos anualmente por cada americano. Em outros países, os peixes estão muito mais presentes no cardápio, como no Japão (54 kg anuais por habitante) e na Espanha (43,5 kg anuais por habitante).

Bill Roenigk, economista chefe do National Chicken Council, grupo especializado em criar e comercializar carne de frango, afirma que é muito mais caro pescar ou criar peixes do que frangos, vacas ou porcos. 'É preciso tornar o produto mais barato. Esse é o grande desafio'. Fonte: Dow Jones Newswires.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet