Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Polícia prende cacique acusado de assassinato por disputa de terras

O cacique Babau, um dos líderes da tribo Tupinambá, na Bahia, foi preso acusado de envolvimento na morte de um agricultor. O crime aconteceu em fevereiro e teria sido motivado por disputa de terras.


O cacique se apresentou à polícia em Brasília logo depois de participar de uma audiência das Comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado. Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como Babau, teve a prisão preventiva decretada no dia 20 de fevereiro, 10 dias depois da morte do agricultor Juraci dos Santos Santana.

Babau estava em Brasília porque viajaria para o Vaticano, onde iria participar de uma cerimônia de beatificação presidida pelo Papa Francisco. No dia 16 de abril, o cacique tirou o passaporte para a viagem, mas teve que devolver o documento depois que a Polícia Federal verificou que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.

O advogado do cacique, Waldir Mesquita, diz que não sabia que a prisão tinha sido decretada em 20 de fevereiro.
O agricultor Juraci Santana foi assassinado em casa por homens encapuzados no dia 10 de fevereiro. Ele era líder do assentamento Ipiranga, onde vivem mais de 40 famílias. A área fica dentro dos 47 mil hectares disputados por índios e produtores rurais entre Una, Ilhéus e Buerarema.

A polícia não quis se pronunciar, pois o caso corre em segredo de Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet