Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

FILHOS DO CAMPO

Crianças aprendem a lidar com o campo desde cedo através de programa em Cuiabá

Foto: Assessoria Senar-MT

Crianças aprendem a lidar com o campo desde cedo através de programa em Cuiabá
Quem está no campo desde cedo aprende a lidar com ele. Já quem está na Capital nem sempre tem a mesma oportunidade, ou melhor, não tinha essa chance. Entre os dias 5 e 9 de maio, crianças de 7 a 12 anos, de Cuiabá, participaram de um roteiro pra lá de especial no meio rural através do Programa Filhos do Campo, que contou com passeio por pomares e até aprender a ordenhar vaca. O projeto é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em todo o Estado.


Leia também
Abertas inscrições para Festival de Pesca em MT; Picape e barco com motor fazem parte da premiação
18ª Expoprima terá exposição de aves ornamentais exóticas para comercialização

Durante a semana cinco escolas de Cuiabá passaram um dia de campo conhecendo as atividades da Estância Maués, a 35 km de Cuiabá. Cada turma possuía em média 30 crianças que puderam conhecer de perto a principal atividade da estância a pecuária leiteira. Ao todo o projeto, segundo o Senar-MT, em Cuiabá terão 30 turmas. Para a próxima semana outras cinco escolas realizam atividades na Fazenda Olho d’Água, do Grupo Cinco Estrelas.

Em Cuiabá o programa está sendo realizado pelo Sindical Rural em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Conforme o Senar-MT, o objetivo do programa é mostrar para a criançada a realidade do campo, apresentando à elas todas as etapas do processo produtivo e assim quem sabe despertar o interesse em serem gestores e profissionais do meio rural. “Durante o passeio, os alunos conhecem de onde vem as frutas, identificando também as características de suas árvores. O momento da ordenha é o mais esperado pelos participantes e sem dúvida vão levar para sempre essa lembrança", declara a gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi.

De acordo com o Senar-MT, a criançada ainda teve oportunidade de consumir alimentos da própria estância, como queijo, leite e doce de leite.

Desde abril o programa tem percorrido o Estado. Em Tangará da Serra foram 10 turmas e mais 13 estão agendadas para ocorrer até o dia 6 de junho. Após Tangará da Serra, o programa será realizado em Matupá com 10 turmas e em Peixoto de Azevedo.

Juntos os quatro municípios deverão alcançar um total de 63 turmas com 2.520 crianças participantes. O Senar-MT revela que as escolas que desejam participar do Programa Filhos no Campo, seja pública ou privada de áreas urbanas, basta que representantes das mesmas procurem o Sindicato Rural de seu município, que irá mobilizar as turmas. Podem participar crianças de 7 a 12 anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet