Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

PRAGAS DA COPA

Brasil está preparado para fiscalizar entrada de pragas com a Copa, garante ministro

Foto: Reprodução

Ministro garante rigor na fiscalização

Ministro garante rigor na fiscalização

O ministro da Agricultura Neri Geller afirmou nesta terça-feira (10) que o Brasil está preparado para intensificar a fiscalização sanitária dos estrangeiros que chegaram ao Brasil para a Copa do Mundo e evitar que pragas se alastrem em território nacional.


Segundo ele, o caso de vaca louca ocorrido em Mato Grosso, mês passado, mostrou o encaminhamento dado pelo governo para evitar surto da doença e prejuízos ao setor.

Leia também
Copa do Mundo pode trazer 350 tipos de pragas inexistentes no Brasil e Mato Grosso
Turistas podem trazer doenças animais e vegetais; Setor produtivo teme a diarreia suína

“O Brasil está preparado para isso. A defesa (sanitária) está bastante preparada, mais ainda em função do crescimento da produção. O controle é rigoroso. Tenho certeza de que para esta questão da Copa nos estamos preparados, principalmente nesta questão dos aeroportos”, frisou.

Conforme o jornal Folha de São Paulo, 350 pragas ainda inexistentes no Brasil podem chegar junto com as 31 delegações de seleções de futebol. O maior vilão brasileiro nisso é os Estados Unidos que pode trazer na bagagem 225 espécies de pragas.

Preocupada com esta ameaça, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) faz um apelo às autoridades sanitárias do país para que intensifiquem a fiscalização da entrada de alimentos e outros produtos agropecuários no Brasil entre junho e julho.

Presidente da entidade, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) disse que o agronegócio, que vem equilibrando positivamente a balança comercial brasileira, não pode ser ameaçado pela falta de fiscalização.

“Para nós seria muito ruim para nós que somos o maior exportador de bom do mundo, de frango, de fumo, de soja, sermos afetados pela entrada de uma praga. Esperamos que esta fiscalização seja intensificada pelo Brasil”, alertou.

Segundo previsão do Comitê Organizador da Copa do Mundo, são esperados cerca de 600 mil turistas estrangeiros no país. Até o momento, cerca de 500 mil já adquiriram ingressos para os jogos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet