Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

CHEIRINHO DE NOVO

Maio registra alta de 6% nos emplacamentos de veículos zero quilômetro

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Maio registra alta de 6% nos emplacamentos de veículos zero quilômetro
As vendas/emplacamentos de carros zero quilômetro subiram 6% em Mato Grosso no mês de maio, se comparado a abril, entre as cinco principais cidades do Estado. O desconto ainda em vigor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um dos fatores, visto a atual alíquota de 3% vigorar até o final de junho e a partir de julho voltar a sua normalidade de 7%.


O balanço mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT) revela que em maio 5.382 veículos novos foram emplacados entre Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Várzea Grande. O volume é maior que os 5.056 veículos verificados em abril. Assim como em abril a Fenabrave-MT não está divulgando mais o levantamento de 2013, que permitia o comparativo anual.

Leia também
Vendas de veículos semi-novos crescem 30% no primeiro trimestre em Mato Grosso
MT emplaca mais de 5 mil veículos entre as suas cinco principais cidades

O único segmento a não registrar saldo positivo foi o de automóveis com queda de 1%. Em maio foram 2.238 unidades contra as 2.262 de abril. Já comerciais leves apresentaram alta de 6%, saltando de 1.007 para 1.072 unidades.

Um dos destaques são as vendas de caminhões que cresceu 123%, saltando de 86 unidades em abril para 192 no quinto mês do ano. Ônibus alta de 200% subindo de 4 para 12 unidades.

As motos que vinham registrando desaceleração nas vendas, em decorrência as restrições bancárias e endividamento, tiveram elevação na variação mensal de 10%, aumentando de 1.697 unidades para 1.868 unidades.

“A alíquota atual de 3% tem prazo de vigência até o fim de junho e a partir de julho volta para7%. A preocupação é grande e as montadoras ainda estão com os pátios cheios”, avalia o presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes. Diante da atual alíquota e com estoques cheios muitas concessionárias apostaram nos feirões, ações promocionais e horários de atendimento especiais.

Os emplacamentos de caminhões são comuns registrarem crescimento nesta época, pois alguns veículos comprados no ano anterior costumam demorar a serem entregues, visto a demanda na indústria. Além do mais, os financiamentos do BNDES são considerados processos lentos e que quando aprovados ajudam no impacto. Há relatos de empresas que chegam a aguardar cerca de um a dois meses a liberação do financiamento via BNDES. "Sabemos de casos de concessionários que venderam e emplacaram ainda no ano passado, porém tiveram que desfazer a venda, e refazê-la neste ano, gerando assim um número maior de emplacamentos”, salienta Guedes.

Cidades

Em Cuiabá os emplacamentos totais de veículos zero quilômetro em maio cresceram 5%, subindo de 2.562 para 2.693 unidades. Já Rondonópolis elevou em 14% suas vendas de 764 unidades para 876.

Sorriso também apresentou considerável alta de 15%, de 271 unidade para 312. Várzea Grande 6%, de 801 para 853 unidades.

Apesar dos bons resultados, Sinop apresentou queda de 1%, de 658 unidades vendidas em abril para 648 em maio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet