Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

PO Ucrania mostra que ainda não chegou a hora da aposentadoria

A vitória de PO Ucrania na décima classificatória ao Freio de Ouro 2014 foi uma grata surpresa ao proprietário Volmir José Colla. Depois de participar de duas finais do Freio de Ouro, a fêmea não teve um bom desempenho em 2012 e o criador da Cabanha Cola Crioula, de Pantano Grande (RS), tinha até desistido de inscrevê-la no circuito


- Nós achamos que ela tinha encerrado a carreira, mas ela nos provou o contrário - diz Colla.

A égua tostada, filha de Lutador do Purunã e Garbosa da 3J, alcançou a oitava colocação no Bocal de Ouro e a nona no Freio de Ouro em 2010. Em 2011 rendeu um pouco menos nas provas, chegou à final da competição, mas não passou para o domingo - dia da disputa do título - conquistando a vigésima segunda colocação no ciclo. Um ano mais tarde, PO Ucrania não foi bem e ficou de fora da maior prova da raça crioula. O criador decidiu então dar uma oportunidade para a fêmea e ela mostrou que ainda não é a hora para aposentadoria.

- É uma égua muito mansa e muito firme. um animal que dá para confiar e que está com boa saúde - diz Volmir Colla.

Os animais da Cabanha Cola Crioula são treinados pelo experiente ginete Lindor Collares Luiz. O cavaleiro já classificou duas fêmeas do criatório para a final do Freio de Ouro 2014: Ricoleta de São Manoel e Uma Uva do TNT, a Bocal de Bronze deste ano. Percebendo o talento do filho de Collares, de apenas 15 anos, o crioulista Volmir José Colla decidiu colocar PO Ucrania a correr com ele.

- O Leonardo Collares estava sem bicho para correr, aí colocamos ela para correr com ele e fazer um teste. E ele ganhou a classificatória - diz o proprietário.

Leonardo Collares venceu a classificatória de Araranguá (SC) com PO Ucrania, superando o desempenho do próprio pai, que ficou com o segundo lugar no pódio. Para o jovem ginete, a vitória foi uma surpresa além do esperado.

- Eu tinha uma expectativa boa em relação à prova. Queria classificar, mas não pensava em ganhar. Eu queria estar lá de qualquer jeito e consegui a minha vaga. Acreditei sempre e ela (PO Ucrania) correspondeu a tudo o que eu esperava. Também devo muito àquele homem ali. Se não fosse ele eu não estaria aqui - diz referindo-se ao pai.

Criador que é criador quer sempre chegar um pouquinho mais longe. E depois do desempenho apresentado pelo conjunto o titular da Cabanha Colla Crioula já sonha com a final.

- Acho que o guri vai fazer bonito com ela na final. A expectativa é que ela pelo menos passe para o domingo. Criador é assim, primeiro a gente quer estar no Freio, depois quer passar para o domingo – conclui.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet