Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

BRASIL AFORA

Funai divulga vídeo de primeiro contato com índios isolados; grupo contraiu gripe e recebeu vacina

Foto: Reprodução

Funai divulga vídeo de primeiro contato com índios isolados; grupo contraiu gripe e recebeu vacina
A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou um vídeo em que um grupo de antropólogos da fundação e do Governo do Acre faz contato pela primeira vez com os Ashaninka, povo indígena que vive isolado na região do Alto Rio Envira, no Acre. De acordo com a Funai, o contato foi estabelecido de forma pacífica pela primeira vez no dia 26 de junho, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa, para ver as condições de saúde dos índios.


No vídeo, os índios aparentam ter idade próxima dos 20 anos e pedem alimentos aos integrantes da expedição. Bananas foram entregues ao grupo. O grupo, que porta facas e até um arma de fogo (o que demonstra já ter trocado objetos com o homem civilizado) foi avistado novamente nos dias 29 e 30.

Leia também
Índios cercam Ministério da Justiça para protestar contra demora nas demarcações e PEC 215

No entanto, segundo a Funai, durante a ação, os índios contraíram gripe e precisaram receber atendimento médico da equipe de indigenistas, sertanistas e profissionais de saúde que estava no local. Equipes da fundação e do Ministério da Saúde retornarão à área no próximo mês para vacinar contra a gripe o maior número possível de indígenas desse grupo. Na avaliação da Funai, essa situação é preocupante.

"Como eles têm pouquíssima imunidade, o quadro poderia ter evoluído para uma pneumonia, colocando-os em risco de morte. Além disso, temíamos que o grupo do contato, composto por sete indivíduos, pudesse contagiar os demais integrantes de seu povo ao voltar gripado para a aldeia onde residem. Tivemos êxito, pois agimos na hora certa e conseguimos medicá-los antes de um eventual agravamento do quadro", relatou Dr. Douglas, médico que prestou atendimento aos indígenas na ocasião.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet