Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Fiscalização

Sema apreende 105 quilos de pescados transportados irregularmente na Baixada Cuiabana

Foto: Ilustração

Sema apreende 105 quilos de pescados sendo transportados irregularmente na baixada cuiabana

Sema apreende 105 quilos de pescados sendo transportados irregularmente na baixada cuiabana

Uma equipe da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu aproximadamente 105 quilos de pescado sendo transportados irregularmente na Baixada Cuiabana no último final de semana de março. Entre as espécies apreendidas estavam jiripoca, jurupensém, cachara, jaú e palmito.


De acordo do Sema, 33,8 quilos de pescado foi apreendido na MT-040, próximo ao município de Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá), na tarde do último dia 28 de março. O motorista fazia o transporte sem a documentação e nem procedência do pescado. O condutor não teve identidade revelada e foi autuado em flagrante por transporte irregular.

Leia mais 
Feriado de Semana Santa terá restrições nas rodovias federais para veículos pesados 
Vendas do Peixe Santo em Cuiabá será em 30 pontos; quilo parte de R$ 10,50

Outra apreensão ocorreu no dia 29 de março próximo ao município de Poconé (114 km de Cuiabá), na região conhecida como ‘Porteirão’. Cerca de 72 quilos de pescado foi apreendido por fiscais da Sema. Neste, também houve crime ambiental, pois o motorista transportava vários exemplares de peixes, como pacu e pintado, fora da medida permitida pela legislação. O motorista foi conduzido à Delegacia de Poconé e liberado após pagar fiança.

Os pescados apreendidos foram doados para entidades, como Hospital Municipal de Santo Antônio de Leverger e Casa do menos e o Abrigo dos Idosos de Poconé.

Lei ambiental

De acordo com a Lei Estadual nº 9,906, 16/01/2009, o pescador amador poderá capturar e transportar até 5 kg e um exemplar, independente do peso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado, e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

A pesca depredatória e outros crimes ambientais podem ser feitas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema pelo 0800-65-3838; no site da Secretaria (www.sema.mt.gov.br), por meio de formulário, ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet