Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Futuros Produtores visitam em Campinas a Divisão de Hortaliças da Monsanto

A programação da turma dois do projeto Futuros Produtores do Brasil em Campinas-SP encerrou dia 12 com a visita na Divisão de Hortaliças da Monsanto. A iniciativa do projeto é da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto.


A finalidade da visita foi apresentar aos jovens o Projeto M.A.I.S– Modelo Agrícola de Inovação Sustentável. O projeto foi viabilizado pela Monsanto em conjunto com a Seminis, Casa Bugre São Paulo e outros parceiros do setor. O objetivo é estimular a difusão de conhecimentos, tecnologias e aprendizados em cultivo protegido.

Os Futuros Produtores puderam conhecer mais sobre sementes, mudas com enxertia, manejo, biológico, nutrição, plasticultura, irrigação e estufas, bem como equipamentos de controle e monitoramento.

O gerente de marketing hortaliças da Monsanto/Seminis Marcelo Tavares disse que a Monsanto investe constantemente em pesquisa e inovação para colocar ao alcance do produtor sementes que combinam com qualidade com alto potencial produtivo. "O Projeto M.A.I.S é inovador e único. Consideramos um avanço na disseminação de conhecimento sobre cultivo produtivo", sinalizou Marcelo.

De acordo com o consultor técnico da Casa Bugres Giovanni Moschetta, o projeto foi criado para facilitar o acesso das informações ao agricultor, colocando em uma única estrutura todas as etapas que são necessárias para concretizar um projeto de cultivo protegido e sustentável economicamente. "Nossa intenção realmente é proporcionar melhor orientação ao produtor. Oferecer uma prestação de serviços de melhor qualidade e mostrar as tendências de crescimento de mercado", reforçou Moschetta.

A missão é melhorar a produtividade de hortaliças em geral, porém o carro chefe da unidade em Campinas é o cultivo protegido de tomates. Em cada estufa são mais de 1,5 mil mudas de tomates, entre eles italianos, redondos e de especialidades. "As estufas garantem melhor qualidade e sabor do produto final e uma maior produção dividida em metros quadrado. Aqui nós reduzimos os agroquímicos, promovendo uma produção mais consciente e limpa", explicou o representante técnico Rafael Teixeira.

Rafael falou sobre o uso inteligente de água e recursos naturais, tais como a energia. Na propriedade o reservatório de água tem capacidade para quatro milhões de litros. "Aqui aperfeiçoamos os recursos naturais e programamos o sistema de trabalho efetivo para melhor qualidade dos nossos produtos".

Para o Futuro Produtor Fábio Lodi, ter participado do projeto abriu-lhe um leque de informações e esclarecimentos. "Conhecer a forma de cultivo protegido de tomate acrescentou em minha vida muito aprendizado. As tecnologias que tive o privilégio de conhecer com certeza farão a diferença no meu futuro profissional. Agradeço o Sistema Famato e à Monsanto por nos proporcionar essa oportunidade que considero de ouro", disse Fábio.

Há dois anos a Monsanto é patrocinadora do projeto Futuros Produtores do Brasil e para o analista de responsabilidade social da multinacional Bruno Dias é um privilégio poder compartilhar conhecimento com esses jovens filhos de produtores rurais que provavelmente serão sucessores dos pais.

A Famato, entidade de classe que representa 89 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, completa 50 anos no dia 16 de dezembro de 2015. Ao longo dessas cinco décadas levantou diversas bandeiras em prol do produtor. Lidera o Sistema Famato, composto pela Famato, Sindicatos Rurais, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Essa trajetória é celebrada graças ao trabalho dos produtores rurais e dos colaboradores. Acompanhem nossas redes sociais pelo www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (instagram e twitter) #Famato50anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet