Olhar Agro & Negócios

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Geral

Treinamento do Senar-MT ensina administração a produtores

A cada ano que se inicia, as pessoas tradicionalmente planejam o que querem realizar ao longo dos próximos 12 meses. Assim como na vida, "planejar" é a chave do sucesso para quem administra um negócio.


No mês de fevereiro, foram solicitados dez treinamentos de "Administração de Pequenas Propriedades Rurais" em Mato Grosso. Classificado na área de Agrossilvipastoril, o aperfeiçoamento tem duração de 40 horas e permite turmas de 13 a 15 participantes.

O casal Jairo Antônio da Silva Borges e Eliane Dias de Carvalho, da Comunidade do Formigueiro, em Várzea Grande (MT), percebeu a importância do planejamento em seu sítio após fazer o treinamento de "Administração de Pequenas Propriedades Rurais" do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Segundo Seu Jairo, ter acesso ao crédito rural parece burocrático, mas o curso ensinou o caminho de se chegar até ele e depois investi-lo na propriedade. "Passamos a ter o conhecimento que temos aquele direito e como fazer para conseguir o crédito. Então abriu as portas", destaca. "Não é só nossa comunidade, todos aqueles que fizeram o curso hoje já vêem as linhas de crédito diferente".

Sempre que podem, eles participam de treinamentos do Senar. Com onze no currículo, já aprenderam a fabricar queijos, requeijões, defumados de carne suína, doces de compotas e de leite e a criar frangos.

Dona Eliane conta que o treinamento foi bastante proveitoso. "Através do curso você consegue administrar sua propriedade. Criar frangos é algo que já fazemos aqui e que é muito proveitoso pela renda", diz.

Ela conta que o último treinamento do Senar que realizaram foi o de "Fabricação caseira de material de higiene e limpeza". "E também já estamos pensando em produzir esses produtos para vender", planeja.

Sobre o treinamento

O treinamento de "Administração de Pequenas Propriedades Rurais" tem o objetivo de passar ao participante os princípios da administração voltados para o meio rural, assim como noções sobre gestão de pessoas e planejamento estratégico.

De acordo com Juliana Mardegan, coordenadora da equipe de educação profissional do Senar-MT, no ano passado foram capacitadas 43 turmas. De janeiro a março, já estão previstas um total de 24 turmas.
Para a coordenadora, a matéria de administração é essencial para todas as áreas, independente do que se produz e cultiva, é a base para qualquer negócio. "As pessoas estão se atentando à necessidade não só de produzir, mas também de administrar a propriedade, gerenciar mão de obra, saber quanto deve investir e se terão retorno com seu produto", ressalta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet