Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Geral

Mais de 1,4 milhão de aves com gripe aviária são sacrificadas no México

Foi detectada neste mês a presença do vírus da gripe aviária H7N3 na cidade mexicana de Guanajuato. Segundo nota do Serviço Nacional de Sanidade, Segurança e Qualidade Alimentar do México (SENASICA), foram inspecionadas 42 unidades produtoras no município. Destas, 18 apontaram a presença da doença. De maneira conjunta, as Secretarias de Economia e Agricultura e a União Nacional de Avicultores (UNA) estão realizando ações para enfrentar a situação no município.


Segundo representantes do governo, a doença foi controlada e a indústria avícola será mantida. Ildefonso Guajardo Villarreal, secretário da Economia, ressaltou que a eliminação de 519 mil aves poedeiras, de um total de 140 milhões, não afetará o fornecimento ou preço dos ovos.

“Claramente, o sacrifício de 900 mil frangos para consumo de carne, em um universo de 300 milhões de aves e de uma oferta mensal de cem milhões, tampouco representa ameaça ao abastecimento, e portanto não é pretexto para aumentar os preços”, explica.

Até essa segunda-feira (25), foram distribuídas 22 milhões de doses da vacina contra o vírus. A previsão é de serem encaminhadas mais 40 milhões nesta semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet