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FERRONORTE

Terminal rodoferroviário deve ficar pronto em Rondonópolis em abril

A capacidade de carga será de 120 vagões em 6 horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes.

01 Mar 2013 - 13:14

De Rondonópolis - Giselle Saldanha Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

Foto: Ilustração

Terminal rodoferroviário deve ficar pronto em Rondonópolis em abril
As obras do Terminal Intermodal de Rondonópolis entraram em fase final e a previsão é de que sejam concluídas até o final deste mês de março, segundo informações repassadas pela assessoria da América Latina Logística (ALL) em Mato Grosso. A inauguração está prevista para ocorrer na primeira quinzena de abril.


Os trilhos, a terraplanagem do complexo e todo o sistema de drenagem subterrânea já foram concluídos. O trabalho, que conta diretamente com 520 colaboradores, agora está focado no término da estrutura que compõem tulha de carregamento, moega, armazém, pátio de estacionamento e classificação.

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O Complexo Intermodal de Rondonópolis (CIR), com investimentos de R$ 700 milhões, será o maior terminal intermodal do país. A obra ocupará 400 hectares e irá disponibilizar numa área de 230 mil metros quadrados um centro comercial, pátio para estacionamento de caminhões e um posto de abastecimento.

No Centro Comercial está prevista a construção de um Shopping Center para atender tanto caminhoneiros como a população da região de Rondonópolis, além de contar com lojas comerciais e de serviços (bancos, farmácias, mercados, chaveiros, copiadoras), praça de alimentação, setor de serviços públicos e um hotel com 100 quartos. Com toda essa estrutura, o CIR irá gerar três mil vagas de trabalho.

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O posto de abastecimento comportará circulação de 1,5 mil caminhões por dia, oferecendo serviços de borracharia, oficina e conveniência. O pátio de estacionamento, com área de 162 mil metros quadrados, terá em sua operação uma pré-triagem dos caminhões para facilitar entrada e saída de caminhões e de pessoas, além de possuir em sua infraestrutura, áreas de apoio para motoristas com banheiros equipados com áreas de banho e uma área de refeitório.

Divisor de águas - A chegada dos trilhos da Ferronorte é vista como um divisor de águas pela promessa de acelerar o desenvolvimento econômico da região, principalmente no agronegócio, por facilitar o escoamento da produção agropecuária. O maior benefício para o setor é na redução do custo do frete. Em geral, o transporte ferroviário é 25% a 30% mais econômico que do que o rodoviário.

A capacidade de carga será de 120 vagões em 6 horas, com operações independentes de carga e descarga e um sistema duplo de carregamento ferroviário, permitindo o embarque simultâneo de dois trens com produtos diferentes.

Os dois terminais, de Itiquira e Rondonópolis, deverão carregar até 15 milhões de toneladas por ano até 2015.
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