Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 27 de junho de 2024

Notícias | Geral

Bayer CropScience tem perspectiva positiva para a América Latina

A Bayer CropScience pretende expandir ainda mais seus negócios na América Latina e anuncia duas novas iniciativas para ampliar sua atuação no segmento de sementes de soja no Brasil.


Durante sua primeira visita oficial à América Latina após a sua nomeação em dezembro de 2012, o CEO Global da Bayer CropScience, Liam Condon, enfatizou o forte compromisso da empresa com a comunidade agrícola e seus colaboradores na região. "A América Latina é uma região estratégica para nós e estamos nos preparando para um forte crescimento nesta região", disse Condon nesta quarta-feira, em São Paulo. "Em 2013, esperamos um crescimento positivo e uma maior expansão na América Latina".

No ano passado, a Bayer CropScience registrou vendas de mais de € 2,1 bilhões na América Latina, África e Oriente Médio, com um aumento de cerca de 15% em relação ao ano anterior. O crescimento foi particularmente expressivo no Brasil e na Argentina, onde a Bayer CropScience registrou um aumento de vendas na ordem de 20%. O Brasil é o segundo maior mercado mundial para a empresa, depois apenas dos Estados Unidos. América Latina, África e Oriente Médio são responsáveis por aproximadamente um quarto das vendas globais da Bayer CropScience, que é de cerca de € 8,4 bilhões.

Novas parcerias e aquisições para a soja e o trigo

A empresa entrou fortemente em duas culturas estratégicas: a soja e o trigo. "Demos dois passos importantes para reforçar o nosso negócio de soja. Primeiro, adquirimos o banco de germoplasma da soja da Melhoramento Agropastoril Ltda, empresa sediada em Cascavel (PR). Na sequência, firmamos um acordo para adquirir a Wehrtec, empresa produtora de sementes de soja e a divisão de soja da Agrícola Wehrmann, ambas com sede em Cristalina (GO), uma importante região para o cultivo da soja no Brasil", disse Condon. Estas iniciativas vão aprimorar ainda mais as pesquisas da Bayer CropScience para o desenvolvimento de variedades de soja, adaptadas às demandas e às necessidades dos sojicultores brasileiros. Estas ações vêm se somar à aquisição da SoyTech, situada em Goiás, realizada em 2011. Os detalhes financeiros das transações não foram divulgados.

Condon acrescentou: "Devido à importância da soja para a agricultura na América Latina, decidimos criar um negócio de sementes de soja na região para oferecer aos nossos clientes o que há de melhor e mais inovador em desenvolvimento genético de soja, proporcionando variedades locais altamente competitivas".

"Estas iniciativas reforçam o papel estratégico do Brasil em nossas expectativas de crescimento", disse Condon.

Além de soja, no início desta semana, a Bayer CropScience também divulgou sua estreita colaboração com a Biotrigo, empresa do setor de trigo, com sede em Passo Fundo (RS). "Estamos desenvolvendo uma plataforma global única para o trigo, a fim de oferecer aos agricultores variedades sob medida, com melhores rendimentos e outras características esperadas", disse o CEO da Bayer CropScience.

Promovendo uma "Nova Revolução Agrícola"

Condon salientou a necessidade de promover uma "nova revolução agrícola" capaz de aumentar a produção de forma mais sustentável e ambientalmente amigável. "Precisamos de soluções integradas de fato. Não basta encontrar um equilíbrio exato entre sementes, fatores biológicos e químicos; precisamos também da adoção adequada destas soluções no meio agrícola", explicou o CEO. Isto se aplica especialmente à América Latina, onde a agricultura mudou mais rapidamente do que em qualquer outro parte do mundo, nas últimas décadas. "Estamos conscientes dos problemas que enfrentaremos, como a crescente resistência plantas daninhas, por exemplo, e queremos resolvê-los em estreita colaboração com todos os envolvidos", disse Condon.

Investir em crescimento no Brasil

Marc Reichardt, presidente da Bayer CropScience para Brasil e a América Latina, destacou as perspectivas positivas para a região: "Estamos continuamente abrindo novos postos de trabalho para nossas áreas de Marketing, Vendas, como para nosso negócio de sementes em expansão". Só no Brasil, a Bayer CropScience aumentou em 20% as contratações em 2012 e está planejando repetir este percentual em 2013. "No Brasil, nossos investimentos de longo prazo, voltados à aquisição de equipamentos de tecnologia de ponta para o tratamento de sementes, continuarão crescendo. Em 2013, vamos investir praticamente três vezes mais, em comparação ao investido há três anos".

O executivo complementa: "Sendo uma potência agrícola global, a agroeconomia brasileira desempenha um papel fundamental para garantir o abastecimento mundial de alimentos. Por meio de nossos contínuos investimentos em inovação e fortes parcerias no País, continuaremos a apoiar a comunidade agrícola brasileira", finalizou Reichardt.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet